Dicas

3 dicas para usar ventilador corretamente e refrescar a casa

No Rio Grande do Sul, o verão chegou praticamente junto com o aumento de quase 30% na conta de luz. E para encaixar esse adicional no orçamento, a melhor saída é economizar energia elétrica.

Nos dias de calor intenso, o ar-condicionado é sem dúvida o maior vilão em termos de consumo de energia. Por isso, a Thony selecionou algumas dicas para você usar mais o ventilador e, quem sabe, deixar para usar o ar-condicionado apenas em último caso.

Como usar ventilador corretamente

1) Mantenha os ventiladores limpos

O peso da poeira pode até parecer pouca coisa, mas a verdade é que acaba comprometendo o desempenho do ventilador e, é claro, a qualidade do ar.

Procure limpar o aparelho pelo menos a cada 15 dias. Desligue o ventilador da tomada, retire a parte da frente (no caso dos ventiladores de mesa e ventiladores de coluna) e retire a poeira mais grossa. Depois é só passar um pano com água e sabão neutro. Espere o aparelho secar antes de ligar novamente na tomada.

2) Posicione o ventilador corretamente

A tarefa do ventilador é espalhar um ar mais fresco pela casa e barrar a entrada de ar quente. Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo.

Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela. Isso faz com que o ar quente entre com menos intensidade na casa.

3) Use o ventilador de teto e o ventilador de mesa juntos

Naqueles dias de calor muito intenso, tente usar ventilador de teto em conjunto com o ventilador de mesa. O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora.

Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto. Esse sistema irá favorecer o frescor do ambiente.


* Aproveite os preços especiais em ventiladores no site da Thony e também nas lojas físicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *