Iluminação

10 motivos para usar lâmpadas de LED

lampada led

O diodo emissor de luz, também conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), foi criado nos anos 60 e desde então vem revolucionando o conceito de iluminação através das lâmpadas de LED.

É bem verdade que as lâmpadas de LED são um pouco mais caras que as comuns, mas são inúmeros os fatores que compensam o preço mais elevado. Descubra alguns deles:

1. Adaptação: não é necessário trocar as instalações da casa. As lâmpadas de LED se adaptam aos soquete de rosca.

2. Durabilidade: duram aproximadamente 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e três vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes compactas – o que daria mais ou menos 25 mil horas a mais de luz. As lâmpadas de LED geralmente não queimam; elas ficam só mais fraquinhas.

3. Lâmpadas incandescentes convertem apenas de 5% a 10% da energia elétrica em luz. Elas desperdiçam o restante na forma de calor. As lâmpadas de LED convertem 60% da energia elétrica que consomem em luz, por isso consomem muito menos energia elétrica.

4. O LED, diferentemente das outras lâmpadas, não emite raios UV (ultravioletas), por esse motivo diminui drasticamente a atração de insetos para a lâmpada.

5. As lâmpadas de LED também alcançam seu brilho total instantaneamente e ainda podem ser reguladas por meio de “dimmers”.

6. A cor da luz é incrível: você pode escolher as lâmpadas de cor mais branca ou as de cor mais quente.

7. Elas também são robustas. É difícil quebrar uma lâmpada de LED. Mas, se o pior acontecer, um revestimento especial impede que cacos voem e se espalhem pelo ambiente.

8. O LED é livre de substâncias tóxicas. As demais lampadas são fabricadas com metais pesados como mercúrio e para descartar as queimadas, existe um custo para descontaminação da Lâmpada. Os LEDS são fabricados sem utilização de metais pesados. Sendo assim são 100% recicláveis.

9. A economia de energia nos circuitos de iluminação pode chegar a 90% uma vez que a lâmpada dicroica de 50W pode ser substituída por uma lâmpada de LED de 5W mantendo a mesma luminosidade.

10. A possibilidade de dimensões reduzidas permite o design de luminárias menores que as tradicionais, com maior aproveitamento de espaço.

1 thought on “10 motivos para usar lâmpadas de LED

  1. Thony, foi a melhor definição da importância de led que já li.
    Queria te parabenizar pelo excelente texto e matéria,
    Com certeza ganhou uma leitora assídua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *