Com a chegada dos meses mais quentes, cresce a procura por opções capazes de tornar o local mais fresco. Também aumenta a busca por informações sobre como instalar o ventilador de teto, uma boa alternativa para deixar o ambiente agradável
Para ajudar nesse trabalho, reservamos um passo a passo simples para a instalação. Acompanhe!
A maioria dos produtos vêm com um manual de instruções, que deve ser seguido para respeitar as particularidades do modelo e marca que você adquiriu.
Confira se todas as peças vieram na caixa, e se você tem as ferramentas necessárias, como furadeira, chave de fenda, fita isolante, trena, passa fios, parafusos e buchas.
Certifique-se também de que o teto da sua casa suporta, pelo menos, 25 kg e tenha uma altura mínima de 2,3 metros. Essa verificação é essencial para evitar acidentes graves.
Também não esqueça de desligar a chave de energia elétrica, para que o procedimento seja feito com total segurança.
Seguindo essas etapas, você conseguirá fazer uma excelente ligação do ventilador de teto na residência.
O seu ventilador de teto vai funcionar com 5 fios: dois para o motor, dois para a lâmpada e um para o fio terra. Certifique-se de que a sua instalação possui os 5 fios, caso contrário, use um fio extra da parede até o teto.
Monte o ventilador de acordo com as instruções do fabricante, deixando para colocar as lâmpadas apenas ao final da instalação.
Passe os fios da lâmpada e do ventilador por dentro do cabo auxiliar de inox, também chamado de niplex.
Os fios do ventilador e do lustre devem ser passados por dentro da pequena haste e ficar para fora da base, para que sejam conectados com o aparelho.
Então, coloque o pino de segurança na haste.
Com a ajuda da furadeira, parafusos e buchas, fixe a base no teto. Certifique-se de que ele está seguro o suficiente ou se é necessário algum suporte auxiliar, principalmente para revestimentos de gesso ou de madeira.
Depois que o suporte estiver bem fixo, encaixe o ventilador. Esse também deve estar seguro, mas com espaço para que faça o movimento correto.
Ligue os fios fase do motor e do lustre (vermelho) ao fio fase da rede (vermelho), fazendo assim a primeira ligação. Em seguida, faça a conexão do fio de retorno da lâmpada (preto) ao da chave controle (preto).
Para finalizar, conecte o fio de ventilação do motor (branco) e o de exaustão ao capacitor (branco). Não se esqueça de encapar todas as ligações, usando fita isolante de qualidade.
O ventilador de teto atua com um controle próprio, colocado no lugar do interruptor de luz. Após a instalação do aparelho, é preciso fazer essa substituição, retirando o interruptor e conectando o controle aos fios da parede.
O fio da chave de controle deve ser ligado ao retorno da lâmpada, enquanto o de alimentação é conectado à rede elétrica.
Não se esqueça da fita isolante para encapar as conexões também nessa etapa.
Com tudo instalado, coloque o vidro do lustre e as lâmpadas. Além disso, certifique-se que as pás do ventilador estão niveladas, medindo a distância entre elas e o teto.
Por fim, cheque também se os parafusos estão bem firmes. Ligue a energia elétrica e confira se o aparelho está funcionando!
Lembre-se sempre de que, se não houver intimidade ou surgirem muitas dúvidas sobre como instalar um ventilador de teto, entre em contato com um profissional! Certamente esse apoio poupará tempo e dor de cabeça por um trabalho mal feito.
Então, aproveite também para conferir o artigo que preparamos sobre como começar uma reforma (e terminar no prazo).
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…