Sem categoria

Como trocar resistência de chuveiro elétrico

Poucos imprevistos domésticos são mais desagradáveis do que a situação do chuveiro queimado. Ainda mais quando ele deixa de funcionar bem no meio do banho, não é mesmo? É por isso que hoje vamos falar aqui no blog sobre como trocar resistência de chuveiro elétrico. Afinal, se não é possível evitar a queima, ao menos podemos aprender a solucionar o problema o mais rápido possível.

Aliás por falar em rapidez e agilidade, lembre-se que um chuveiro elétrico pode queimar a qualquer momento. Dessa forma, pode ser legal ter uma resistência reserva em casa para quebrar aquele galho na hora da emergência.

Então, depois de conferir abaixo como trocar resistência de chuveiro, aproveite as dicas e passe em uma das lojas da Thony para providenciar uma resistência reserva. Acesse nossa loja online ou veja os endereços das nossas lojas físicas em Porto Alegre. 😉

FÁCIL E RÁPIDO: COMO TROCAR RESISTÊNCIA DE CHUVEIRO

– Atenção! Primeiramente, antes de realizar qualquer procedimento com o chuveiro elétrico, é fundamental que você desligue a chave geral ou disjuntor. E para mais segurança, procure utilizar um calçado de borracha durante a realização da troca.

Lembre-se também que o chuveiro elétrico deixa de funcionar por queima da resistência. Entretanto, em alguns casos, o problema pode ser na rede elétrica. Nessa hipótese é imprescindível que você contrate um eletricista. 

– Materiais e ferramentas necessários

Para facilitar a troca é ideal que você tenha um alicate de ponta e também uma chave de fenda. Também é legal dispor de uma escovinha para limpeza. Além de uma escada, cadeira ou banquinho que permita que você alcance o chuveiro.

E claro, não se esqueça da resistência nova, que deve ser adequada para o seu tipo de chuveiro. Na hora da compra, basta que você informe na ferragem a marca e o modelo do seu chuveiro.

– Como realizar a troca da resistência

1) Certifique-se de que o piso da parte interna do box está seco e posicione a cadeira ou escada próximo ao chuveiro. Inicie a desmontagem do equipamento desenroscando a parte inferior, também conhecida como espalhador. Se necessário, utilize a chave de fenda para facilitar o desencaixe.

2) Observe a posição da resistência queimada. Se necessário, fotografe a antiga antes de retirá-la, para que você tenha certeza do encaixe correto. Com o auxílio do alicate, retire a resistência antiga e coloque a nova, na mesma posição que a antiga estava. 

A resistência queimada apresenta rompimento na espiral. A nova terá a espiral em ordem. Siga sempre as instruções do fabricante, descritas na embalagem.

3) Aproveite para limpar o espalhador com a escovinha. Limpe a parte interna e externa e enxágue em água corrente. Monte o chuveiro novamente e parafuse-o bem. É importante não deixar folgas para evitar vazamento.

4) Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos. A intenção é retirar o ar e encher a câmara do chuveiro com água. O objetivo é evitar que a nova resistência queime.

5) Verifique se não há vazamentos por má vedação e religue a chave geral ou disjuntor.

E então, curtiu nossas dicas de como trocar resistência de chuveiro? Tem algum outro reparo ou conserto doméstico que você gostaria de ver aqui no blog? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Como escolher chuveiro: 5 dicas para acertar na compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *