Iluminação

Tubulação elétrica aparente: como usar eletrocalha na decoração

como usar eletrocalha na decoração

Bastante utilizada em projetos que adotam a tubulação elétrica aparente, a eletrocalha é um item capaz de conferir praticidade ao sistema de iluminação e também um toque contemporâneo aos ambientes.

Embora seja mais vista em casas e apartamentos que seguem a tendência industrial de decoração, a utilização da eletrocalha aparente também pode fazer bonito quando integrada com outros estilos.

Conhecendo a Eletrocalha

Também conhecida como bandeja, a eletrocalha é uma espécie de tudo metálico e rígido. Sua função é dar suporte à passagem de fios e cabos elétricos, de telefonia ou informática. Geralmente é um item que fica embutido no forro, mas sua instalação também pode ser feita de forma aparente: geralmente pendurada no teto com o auxílio de suportes.

Perfurada ou Lisa?

A opção entre uma eletrocalha perfurada ou lisa vai depender do circuito onde a mesma estará instalada. Vale lembrar que a perfurada ajuda na ventilação dos cabos e facilita a remoção de resíduos quando utilizada em locais abertos.

como usar eletrocalha na decoração 3

Luminária de Trilho

A luminária de trilho é uma das formas mais comuns de utilização da eletrocalha. Entre as principais vantagens desse tipo de iluminação está o fato de que você só precisa de um ponto de luz no teto para ter vários spots, por exemplo. Além disso, não é preciso gastar fazendo o rebaixamento de gesso e a altura do pé direito fica preservada.

como usar eletrocalha na decoração 2
Via.

Se você pensa em ter uma na sua casa, esse tutorial do Homens da Casa ensina direitinho como fazer a sua própria luminária de trilho.

Como Usar na Decoração

Na dúvida sobre como utilizar o item na decoração, uma regrinha simples pode ajudar. Em ambientes mais formais, pinte a eletrocalha da mesma cor do teto. Nos mais descolados, opte por cores contrastantes.

como usar eletrocalha na decoração 4
Via.
como usar eletrocalha na decoração (5)
Via.
como usar eletrocalha na decoração 9
Via.
como usar eletrocalha na decoração
Via.
como usar eletrocalha na decoração (3)
Via.
como usar eletrocalha na decoração (4)
Via.

* Na Thony você encontra uma linha completa de produtos para renovar a casa, eletrocalhas e vários outros itens de iluminação. Confira no nosso site e nas nossas lojas físicas e aproveite nossas ofertas especiais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *