O horário de verão já começou e os dias já estão mais quentes. Ou seja, é hora de se preparar para a chegada do calor!
Além de retirar os tapetes mais pesados e guardar as cobertas grossas, existem outras medidas simples que podem ajudar a deixar a casa fresca para os próximos meses.
E então, que tal dar uma conferida nas dicas que a Thony selecionou? Aproveite para preparar a casa agora e curta a estação do calor numa boa!
Como manter a casa fresca nos dias de calor
1) Troque as lâmpadas
Se não bastasse o fato de economizarem energia, as lâmpadas de LED ainda têm a vantagem de esquentarem pouco. Ou seja, elas mantêm a temperatura ambiente mais agradável e a casa fresca. Embora possam ser um pouco mais caras, as lâmpadas LED compensam por diminuírem o consumo de luz.
2) Opte pelo vidro
Itens de vidro refrescam. Vale investir em espelhos, vasos, quadros de fotos com vidro protetor e se estiver disposto a um investimento maior, lançar mão de tijolos de vidro na construção. Entretanto, tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente de objetos desnecessários. Pois quanto mais espaço tiver, mais arejado o ambiente ficará.
3) Aposte no branco
Paredes e cortinas brancas evitam que o ambiente esquentem ainda mais, pois mais refletem do que absorvem luz. Se não quiser substituir a cor de todas as paredes, vale modificar o ambiente em que você e sua família passam mais tempo.
4) Use mais o ventilador
Ventiladores não esfriam o ambiente, mas fazem o ar circular. De noite, quando a temperatura do lado de fora costuma ser mais baixa que a do lado de dentro, posicione o aparelho de frente para a janela, com a parte dianteira voltada para o lado de fora. Isso faz com que o ventilador empurre o ar quente para fora e traga o ar frio para dentro.
5) Invista em aromas e plantas
Alguns aromas trazem a sensação de frescor. Óleos essenciais de limão, eucalipto ou menta são alguns exemplos. Experimente misturar algumas gotas à água, coloque em um recipiente com spray e borrife no ar algumas vezes ao dia. Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura. Funciona tanto com vasos distribuídos pela casa quanto concentrados num único canto.
* Confira também aqui no blog o post 5 dicas para acertar na escolha do ventilador de teto.