Condomínios

Como prevenir o coronavírus no condomínio: 7 dicas para síndicos

É tempo de adotar novos hábitos. A pandemia de Covid-19 exige mudanças na rotina e por vezes a tomada de decisões difíceis, mas necessárias. E quando o assunto é a responsabilidade pela coletividade, ações para prevenir o coronavírus no condomínio também são essenciais.

Nesse sentido, listamos aqui algumas ações que podem auxiliar na prevenção da epidemia em condomínios residenciais. São iniciativas relativas à limpeza mas também ao controle do fluxo de pessoas dentro de espaços comuns. Confira as sugestões.

compre pelo site ou televendas da thony
Compre pelo site ou televendas da Thony e receba em casa. Clique no link para saber mais.

DICAS PARA PREVENIR O CORONAVÍRUS NO CONDOMÍNIO

1) Limite o acesso a áreas comuns

Para prevenir o coronavírus no condomínio o síndico não só pode como deve reduzir o acesso a áreas comuns, como playground, jardins e outras. O elevadores também podem sofrer restrição. É possível, por exemplo, estipular que sejam usados por apenas uma família por vez. Outra medida importante é higienizar os elevadores e outras áreas de acesso.

2) Redobre os cuidados na limpeza

Puxadores e corrimãos merecem atenção extra na limpeza. Assim, realize a limpeza constante com álcool nos elevadores, maçanetas, interfones, e demais áreas comuns com maior frequência.

3) Reforce as orientações de higiene

Disponibilize suportes de álcool gel nas saídas dos elevadores, áreas sociais e portaria. Oriente que todos lavem as suas mãos ao entrar e sair do prédio.

limpeza condomínio coronavírus
Compre pelo site ou televendas da Thony e receba em casa. Clique no link para saber mais.

4) Afaste funcionários do grupo de risco

Algumas pessoas estão mais suscetíveis a contrair o coronavírus. Assim, o ideal é proteger os funcionários que estão nesse grupo, como pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Funcionários nessas condições devem ser afastados do convívio do condomínio, porém os pagamentos devem ser mantidos.

5) Avalie a possibilidade de rodízio de funcionários

Quanto menos pessoas estiverem circulando pelas dependências do condomínio, melhor. Assim, avalie se é possível estipular um rodízio de funcionários, mas sem cortes de pagamento. Suspenda as autorizações para obras nos próximos 15 dias, salvo reparos essenciais com uma ou duas pessoas.

6) Adie reuniões e assembleias

Cancele a realização de assembleias ou outros tipos de reuniões. Se for inevitável, consulte a administradora do condomínio ou a convenção para verificar a possibilidade de uma reunião virtual. 

7) Proíba as festas em salões e aglomerações nas unidades

Os síndicos devem proibir qualquer aglomeração no condomínio. Dessa forma, sugira que se evite aglomerações nas unidades, com o cancelamento de festas, encontros, evitando reuniões em grupos em áreas comuns do condomínio.


* Confira também aqui no blog o post Limpeza fácil e rápida: conheça os diferentes tipos de MOP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *