Área externa

Alcalinidade da piscina e pH: principais problemas e como corrigir

Água cristalina e saudável é o sonho de todo mundo que tem piscina. Entretanto, para alcançar esse objetivo, é preciso que alguns parâmetros da água sejam acompanhados de forma constante. É o caso do pH e da alcalinidade da piscina, que influenciam diretamente na qualidade e na cristalinidade da água.

Mesmo que a manutenção da sua piscina seja feita por uma empresa especializada, é legal saber como cada um desses parâmetros atua na água. Assim, você consegue identificar eventuais problemas com mais rapidez e agiliza a busca de uma solução.

Confira neste post como corrigir o pH e a alcalinidade da piscina e as razões para manter o controle correto. Você vai ver que piscina com manutenção em dia é sinônimo de economia!

controle da alcalinidade e pH da água

Principais problemas do pH e alcalinidade da piscina desajustados

Primeiramente é importante saber que os dois parâmetros estão intimamente relacionados. É que a alcalinidade pode ser definida como a capacidade de neutralizar os ácidos da água, e isso ajuda a manter o pH estável. 

Assim, quando a alcalinidade está desajustada, fica mais difícil corrigir o pH. O que significa sobretudo que será preciso uma maior quantidade de produtos para fazer o ajuste.

Efeitos do pH alto na piscina:

  • turbidez da água;
  • formação de crostas nas paredes e tubulações da piscina;
  • custo maior na manutenção, já que é preciso usar uma quantidade maior de produtos;
  • perda da eficácia bactericida do cloro;
  • ocorrência nos banhistas de coceira na pele, cabelo seco e olhos irritados.

Efeitos do pH baixo na piscina:

  • aumento da ação corrosiva da água, prejudicando com rapidez os componentes metálicos da piscina;
  • inibição das qualidades sanitizantes dos produtos de limpeza utilizados;
  • ocorrência nos banhistas de coceira na pele, cabelo seco e olhos irritados.

Como saber se pH e alcalinidade da piscina estão corretos?

Para fazer a medição da alcalinidade da água, é essencial contar com um kit de teste ou fita, que o ajudará nesse processo. Se for utilizar o kit, é importante seguir as instruções do fabricante. As taxas ideais para o pH são de 7.0 a 7.4, e para alcalinidade entre 80 e 120ppm.

Kits de teste Quibenne
Kits de teste Quibenne, clique no link para ver mais.

Aliás, independente de ter constatado algum problema na água, é preciso analisar o pH e a alcalinidade da água antes de aplicar o cloro. É que se tais parâmetros estiverem em desequilíbrio, o cloro perde um pouco da sua eficácia. Ou seja, você pode gastar uma quantidade maior de produto e não ter o efeito desejado.

Ajustadores de pH e alcalinidade da piscina

Sempre que houver uma alta ou baixa no pH ou na alcalinidade da piscina, é preciso fazer a correção com produtos específicos. Dessa forma, pode ser necessário o uso de redutores ou de elevadores, bastando seguir a orientação do fabricante. Conheça alguns produtos para utilizar no processo:

  • Elevador de pH – Utilizado para aumentar pH da água. Diminui a ardência dos olhos, pele e endurecimento dos cabelos. Potencializa, principalmente, o desempenho dos demais produtos.
  • Elevador de alcalinidade – Produto indicado para aumentar a alcalinidade da água da piscina. Evita portanto oscilações de pH. Elimina a acidez.
  • Redutor de pH e alcalinidade – Utilizado para reduzir o pH e a alcalinidade da água da piscina.

Então agora que você já sabe um pouco mais sobre pH e alcalinidade da piscina, lembre-se que o correto ajuste torna a água mais agradável para o banho, evitando coceiras e ardência nos olhos. Além disso, aumenta a eficiência dos tratamentos, gerando economia no consumo e protegendo a piscina e os equipamentos. 

Por falar em economia, aproveite para conhecer os  produtos e acessórios para manutenção da piscina em oferta na Thony. Acesse nosso site ou visite uma das nossas lojas em Porto Alegre!


* Confira também aqui no blog o post Como fazer a manutenção da piscina de plástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *