Área externa, Praia e piscina

Tipos de espeto para churrasco: 4 dicas para escolher a melhor opção

Todo bom churrasqueiro está sempre em busca de conhecimento para aprimorar o domínio da churrasqueira. Afinal, tudo influencia no resultado: a forma de temperar, de espetar e até mesmo os tipos de espeto para churrasco escolhidos.

Aliás, a escolha do espeto é um desafio e tanto. Isso porque existe no mercado uma grande variedade de marcas e modelos que, ao mesmo tempo que atende a diferentes necessidades, também desperta uma série de dúvidas.

Por isso, reunimos aqui algumas informações que podem auxiliar você na hora de escolher entre diferentes tipos de espeto para churrasco. Depois de conferir as dicas é só aproveitar nas lojas da Thony os ótimos preços em espetos e acessórios para churrasco!

4 DICAS PARA ESCOLHER ENTRE TIPOS DE ESPETO

1) Avalie o modelo

Os espetos para churrasco podem ser do tipo regular ou especial para churrasqueiras automatizadas (que é aquele que gira sozinho e promove o cozimento por igual).

Conjunto de espetos MOR
Conjunto de Espetos para Churrasco Mor, clique no link para ver mais.

Além disso, eles podem ser classificados de acordo com o número de hastes, que é o que garante a boa sustentação na hora de virar o espeto na brasa. Dessa forma, temos:

Espeto simples: composto por uma haste, é ideal para cortes que não precisam de muita sustentação. Utilize-o para espetar coração, sobrecoxas e coxinhas da asa, pão de alho, medalhão de picanha e linguiça grossa;

– Espeto duplo: possui duas hastes. É ideal para cortes grandes que exigem mais sustentação. Use esse espeto para vazios, coxas e salsichão;

– Espeto triplo: possui três hastes e é ótimo para espetar costelas ou grandes quantidades de coração.

2) Analise o tipo de haste

Além do número de hastes, a forma delas também é importante. Nesse sentido, as hastes podem ser do tipo chata (reta ou em V) ou cilíndrica.

Espeto queijaria antiaderente Anaflon
Espeto Queijaria Antiaderente Anaflon, clique no link para ver mais.

Outra variação importante diz respeito à espessura, pois é essa característica que facilita ou dificulta a fixação dos alimentos. Assim, quanto mais grossa a haste, mais sustentação ela oferece ao alimento.

Por isso, o ideal é deixar tipos de espeto de haste fina para aperitivos e os de haste grossa para peças maiores.

3) Considere o tamanho do espeto

De uma forma geral os espetos variam em tamanho entre 60 centímetros e um metro. Aqui a escolha é mais simples, uma vez que o tamanho ideal deve ser definido pelas medidas da churrasqueira onde será utilizado.

espeto de alumínio duplo 90 cm
Espeto de Alumínio Duplo 90cm MOR, clique no link para ver mais.

Enquanto espetos grandes demais podem dificultar o manuseio, os modelos muito pequenos podem ter o cabo danificado pelo calor.

4) Examine o material

Metais como alumínio, ferro e aço são os materiais mais utilizados em vários tipos de espeto para churrasco. Entretanto também podemos encontrar versões em madeira ou bambu, geralmente empregados para porções individuais.

Opções feitas em aço inoxidável são bem populares, pois são fáceis de limpar e não liberam resíduos do metal.

Espeto Liso Galeto Mahler
Espeto Liso Galeto Mahler, clique no link para ver mais.

E então, o que você achou das dicas que compartilhamos sobre como escolher diferentes tipos de espeto para churrasco? Tem algum outro critério que você considera importante? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Lâmpada para churrasqueira: como escolher?.

** Imagem do topo via Freepik.

1 thought on “Tipos de espeto para churrasco: 4 dicas para escolher a melhor opção

  1. Uso espeto duplo sempre que asso uma ripa pois solicito que o corte seja mais largo, assim como quando
    faço um entrecou.
    Espeto simples para costela, sobrecoxa, coxinha da asa e coração, também quando faço um xixo.
    Quando faço um costelão costumo usar um espeto triplo.
    Grelha uso muito pouco, preferencialmente uso espeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *