Lavanderia

Área de serviço organizada: 7 ideias para espaços pequenos

Uma área de serviço organizada geralmente é associada a grandes espaços. Entretanto, sabemos que a maioria das lavanderias costuma ser bem compacta, compreendendo o espaço para as máquinas, tanque e quando muito um armário.

A boa notícia é que mesmo se você estiver lidando com um espaço de lavanderia muito pequeno, existem maneiras de fazer tudo caber de forma bonita e funcional. Por isso, vale conferir as dicas para deixar a sua pequena área de serviço organizada!

Truques para uma pequena área de serviço organizada

1) Tenha uma tábua de passar embutida

Uma tábua de passar embutida poupa o trabalho de precisar retirá-la do armário e montá-la toda vez que for preciso passar algo.

tábua de passar embutida

Na hora de comprar a tábua procure por versões deslizantes ou dobráveis, que no geral já são pensados para serem embutidos ou fixados na parede.

2) Transforme até os menores espaços em opções de armazenamento

Como você já deve ter percebido, o armazenamento embutido é uma dica valiosa para uma área de serviço organizada. Portanto, não despreze nenhum espaço, por menor que possa parecer.

prateleira estreita área de serviço

Até mesmo uma prateleira estreita, como a da foto por exemplo, é capaz de armazenar muita coisa.

3) Crie um espaço para arrumar as roupas

Ter espaço para separar as roupas sujas (e dobrar as roupas limpas) torna tudo mais prático em uma pequena lavanderia. Uma boa ideia é fazer uma bancada sobre a lavadora e a secadora que vá até o fundo da parede.

bancada área de serviço

Assim, além de criar espaço para organização, você esconde os canos e fios e ainda evita que as meias desapareçam atrás das máquinas.

4) Ou aposte em uma bancada extensível

Bem, se o espaço da sua lavanderia não permite uma bancada, ou se a sua máquina possui abertura superior, você pode tentar instalar uma bancada extensível, como a da foto.

bancada extensível área de serviço

5) Faça o seu tanque ter função dupla

Outra opção para uma área de serviço com pouco espaço é fazer com que o tanque vire uma bancada quando não estiver em uso. Para tanto, basta uma espécie de tampa que se encaixe perfeitamente no tanque.

tanque área de serviço

6) Use varais sanfonados

Mesmo que você tenha máquina de lavar e de secar, algumas peças eventualmente precisam ser secas de forma natural.

varal área de serviço organizada

Para otimizar o espaço, experimente instalar um varal sanfonado, que pode ser recolhido quando não estiver em uso.

7) Pense em um espaço para o cesto de roupa suja

Se o seu cesto de roupa suja mora na lavanderia, ou migra para lá quando é hora de lavar a roupa, pode ser interessante ter um espaço pensado especialmente para ele.

Assim você economiza espaço de circulação e reforça o aspecto de área de serviço organizada. Esta bancada vazada da foto é uma ótima ideia, sem falar que ainda pode servir de espaço para dobrar e organizar as roupas.


* Com informações e imagens de Apartment Therapy.

** Confira também aqui no blog o post Desumidificador de Ambientes: 5 motivos para investir no Fora-Mofo.

1 thought on “Área de serviço organizada: 7 ideias para espaços pequenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *