Praia, Piscina, Churrasco

Como fazer churrasco: 5 dicas para assar uma carne perfeita

Carne com a crosta torradinha e suculenta por dentro. Para a maioria das pessoas é assim que tem que ser o churrasco perfeito. Mas afinal, qual é o segredo para assar um baita churrasco?

De olho nessa dúvida, reunimos aqui as dicas da Superinteressante, que selecionou algumas das recomendações de especialistas no preparo da carne.

Confira os principais truques do churrasco perfeito e não deixe de conhecer a linha de churrasqueiras e acessórios para churrasco disponível no site e nas lojas da Thony em Porto Alegre.

5 dicas de como fazer churrasco

1) Escolha a carne para o churrasco perfeito

Escolha pela cor. Aliás a carne quando fresca é bem vermelha, se ela estiver escura é sinal de que está já há muito tempo no mercado. Se a sua opção for a picanha, compre peças pequenas. A picanha com mais de 1,1 kg inclui partes de coxão duro.

2) Coloque sal na hora certa

Jamais salgue a carne de véspera. Isso faz com que o sal sugue os líquidos da carne e deixe o churrasco seco. O ideal é espalhar sal grosso (na carne e na gordura) cinco minutos antes de assar. Não esqueça de bater o excesso. Ah, e na hora de bater o sal, nada de usar a faca e comprometer o fio. Use um batedor de sal.

como salgar a carne

3) Tenha duas temperaturas

Arrume o carvão de forma a conseguir duas temperaturas na churrasqueira. Como fazer isso? Disponha o carvão em forma de uma pirâmide, a dez centímetro dos espetos. No topo da pirâmide você terá uma temperatura mais alta, para dourar a carne, e no canto oposto uma mais baixa, para cozinhar lentamente.

como fazer um churrasco perfeito

4) Comece pela gordura

Assim que colocar a carne na churrasqueira, asse primeiro com a parte da gordura para cima. Isso fará com que a gordura derreta e penetre a carne, deixando-a suculenta e saborosa. Outra dica é fazer incisões na gordura em um quadriculado, mas sem chegar à carne, para ajudar a soltar o sabor.

dicas de como fazer churrasco

5) Saiba quando virar o espeto

Depois que a parte de baixo estiver dourada, você já pode virar a gordura novamente para o fogo. A ideia é impedir que o calor penetre na carne e que ela asse lentamente.

De maneira alguma fure a carne nesse momento, isso fará com que os sucos da carne se percam. Se você estiver fazendo o churrasco na grelha, use um pegador e evite o garfo para não furar a carne.

como assar carne

E sabe aquele gosto ruim de defumado que às vezes fica na carne? Conforme os pingos de gordura caírem no fogo, procure espalhar as cinzas do churrasco anterior sobre o carvão. Dessa forma você fará com que a fumaça diminua.

Conhece algum truque para o churrasco perfeito e que não apareceu aqui? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Conheça a churrasqueira a bafo: a opção prática para preparar alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *