Sem categoria

Casa adaptada para idosos: veja 9 dicas que podem ajudar

Assim como é preciso adaptar a casa para a chegada de um bebê, o mesmo acontece quando ficamos mais velhos: um toque aqui ou outro alí na decoração e na arquitetura facilitam a rotina e proporcionam mais qualidade de vida. Ou seja, pensar em uma casa adaptada para idosos é fundamental.

Tanto é verdade que um estudo realizado por profissionais da USP – Universidade de São Paulo concluiu que uma casa adaptada para idosos – ou seja, projetada com foco no conforto, bem-estar e acessibilidade – reduz em cerca de 40% os acidentes domésticos.

Por isso, ter um olhar mais cuidadoso para o ambiente doméstico, conforme nós ou nossos familiares vão envelhecendo, é de grande importância. Confira algumas dicas que selecionamos e conte com a linha de barras de apoio para banheiro e outros acessórios das lojas da Thony para adaptar a sua casa!

Como tornar a casa adaptada para idosos


1) Facilite o acesso

Uma casa adaptada para idosos (ou apartamento) deve ser fácil de acessar, considerando desde a parte externa até a interna. Avalie se há espaço para estacionar, se no edifício existe elevador, ou se o andar é baixo, e assim por diante.

Portanto, caso haja a opção, dê preferência a unidades localizadas em andares mais baixos. Isso reduzirá a necessidade de subir escadas, proporcionando mais comodidade para o idoso. Em situações onde um andar mais alto é inevitável, considere a instalação de rampas ou outros meios de facilitar a locomoção.

2) Invista em corrimãos

O corrimão é um ótimo item para tornar um ambiente seguro. O ideal é tratá-lo como um recurso estético, integrado à decoração, mas sem deixar de facilitar o deslocamento pela casa.

Assim como qualquer elemento da casa, os corrimãos requerem manutenção periódica para garantir sua eficácia. Verifique regularmente se estão bem fixados e sem sinais de desgaste ou corrosão. Corrimãos em perfeitas condições são essenciais para a segurança dos idosos.

3) Nivele o piso

Degraus entre ambientes ou tapetes escorregadios são um problema. Por isso, se for possível, livre-se deles para evitar quedas e tropeços.

Preste especial atenção a áreas como corredores, halls de entrada e locais próximos a portas externas. Esses pontos de transição frequentes devem ser especialmente nivelados para evitar qualquer tipo de obstáculo.

4) Atente-se ao banheiro

O banheiro é um dos espaços campeões de acidente e por isso merece atenção redobrada.

Utilize assentos elevados no vaso sanitário para auxiliar na hora de levantar, isso evita tonturas. Inclua também barra de apoio para o banheiro e fitas antiderrapantes.

Barras de Apoio para Acessibilidade | À venda no site e lojas da Thony

Dada a frequência de acidentes no banheiro, certifique-se de que a área seja completamente nivelada, sem degraus ou superfícies escorregadias. O uso de soluções antiderrapantes, como tapetes de borracha ou azulejos texturizados, pode ser uma excelente opção.

5) Tenha um quarto extra

É claro que nem sempre o orçamento permite. Mas, se possível, opte por um apartamento ou casa que tenha um quarto extra. O cômodo pode servir para receber visitas ou até um cuidador ou enfermeiro, caso seja necessário no futuro.

À medida que as necessidades dos idosos evoluem ao longo do tempo, um quarto extra oferece flexibilidade de adaptação. Pode ser transformado em um espaço de repouso, escritório ou sala de terapia, conforme as circunstâncias exigirem.

6) Regule a iluminação

Banheiro, cozinha e áreas de trabalho pedem iluminação reforçada. Revise os pontos de luz e veja se eles não criam manchas ou sombras.

Luz Guia | À venda no site e lojas da Thony

Garanta que a iluminação nas áreas seja suficiente e bem distribuída. Isso ajudará a evitar sombras e a destacar quaisquer diferenças de altura que possam ocasionar quedas. Também vale a pena investir em luz guia para orientar o caminho ao acordar.

7) Planeje os móveis

Armários abertos ou prateleiras tornam mais fácil a tarefa de localizar coisas. Atenção também para a altura: evite que seja preciso subir em cadeiras ou bancos para ter acesso aos objetos.

8) Invista em aconchego

Libere as entradas das janelas para a luz natural chegar aos ambientes com mais força. Na decoração, materiais naturais, como madeira e pedra, transmitem mais aconchego.

9) Chame um profissional para fazer um check-up na sua casa

Se houver recursos para, chame um arquiteto para avaliar a casa e propor adaptações. Uma casa adaptada faz toda a diferença quando se trata de envelhecer com mais qualidade de vida.

E então, o que você achou das dicas de como deixar a casa adaptada para idosos? Quer ver mais conteúdos como esse por aqui? Conta pra gente nos comentários!

* Com informações de Casa Vogue.

** Confira também aqui no blog 10 ideias para usar barra tubular (ou porta toalha) na organização da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *