Dicas

Como afiar facas e armazená-las corretamente

Entre os instrumentos mais importantes da cozinha com certeza as facas têm o seu lugar. Por isso, é importante saber como armazenar e também como afiar facas corretamente.

Vale lembrar que uma faca mal afiada, além de não cumprir bem sua função de corte, por ser altamente perigosa. Afinal, facas cegas costumam causar mais acidentes do que facas bem amoladas. É que quando a faca não está bem afiada, costumamos colocar mais força no corte, o que pode ser bem perigoso.

Dito isso, vale a pena conferir algumas dicas para armazenar corretamente as suas facas de cozinha, além de conhecer dois instrumentos super úteis que você encontra nas lojas da Thony e que ajudam a manter as lâminas bem afiadas!

como afiar facas corretamente

4 dicas para manter o fio das facas

1) Saiba que a superfície em que você corta os alimentos é super importante no sentido de conservação das facas? Use sempre tábuas de madeira ou de bambu próprias para corte, visto que tábuas fabricadas em vidro, pedra ou metal acabam prejudicando a afiação;

2) É sempre legal lavar a faca logo após usá-la, especialmente se você estiver trabalhando com alimentos salgados ou cítricos. Dessa forma você evita manchas de ferrugem na lâmina;

3) Outra dica que ajuda a manter o fio é guardar as facas separadas de outros utensílios de cozinha. E se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é armazená-la em uma bainha ou na embalagem original, evitando assim que ela bata em outras superfícies;

4) Procure usar sempre a faca adequada para cada tipo de alimento. Isso evita que seja necessária muita pressão e deixa você com mais controle dos movimentos.

Como afiar facas com a chaira

A Chaira, um dos itens mais utilizados para afiar facas, é aquele instrumento que parece uma pequena espada. Para afiar a faca, segure a chaira como se fosse uma espada e deslize a lâmina da faca de dentro para fora.

conjunto chaira
Conjunto Tábua, Faca, Garfo e Chaira, clique no link para ver mais.

Depois é só repetir os movimentos do outro lado da lâmina. O mais importante de tudo é o ângulo da faca, que deve estar inclinada de cerca de 10 a 15 graus.

Como afiar facas com um afiador

Existem no mercado diversos modelos de afiador de facas e tesouras que são super compactos e práticos. Basta encaixar a faca e deslizar a lâmina no afiador. Este é considerado um dos métodos mais seguros para afiação.

afiador de facas e tesouras mor
Afiador de Facas e Tesoura Mor, clique no link para ver mais.

O Afiador de Faca e Tesoura Mor, por exemplo, otimiza o espaço na gaveta e mantém seus utensílios sempre prontos para o uso. Com ele é possível afiar tanto as facas quanto as tesouras de forma rápida e eficiente. O produto conta ainda com um polidor para garantir o brilho dos itens. Fácil de manusear tem base antiaderente e alça estável, proporcionando maior segurança ao afiar.


* Confira também aqui no blog o post Cozinha: como escolher e cuidar da tábua de corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *