Sem categoria

Como fazer irrigação para jardim: dicas e produtos

Muitas pessoas gostam de ter um jardim no quintal de casa. Essa é uma ótima alternativa para dar um toque de natureza para o ambiente urbano, além de poder cultivar as plantas que você mais gosta.

Mas só quem planta sabe que não é tão fácil assim manter um jardim bonito e vivo: na verdade, é necessário tomar vários cuidados e ter muita dedicação. E grande parte desses cuidados está relacionada à irrigação.

Acontece que investir em um sistema de irrigação completo e automático pode ser muito caro. Então é preciso buscar alternativas que caibam no orçamento e que ainda assim cumpram bem suas funções. 

Pensando nisso, hoje o blog da Thony trouxe algumas dicas de como fazer irrigação para jardim em casa. Confira abaixo!

Tipos de irrigação no jardim

Vamos começar entendendo os três principais tipos de irrigação apropriados para o jardim da sua casa.

Aspersão

Os aspersores são aparelhos que devem ser instalados no jardim. Eles ficam apoiados em uma base e molham as plantas em jatos, produzindo um efeito parecido com a água da chuva.

Aqui é importante ficar atento, porque existem aparelhos de aspersão estáticos — que ficam parados — e também os giratórios e oscilantes — que tem maior abrangência.

Exemplo de Aspersor Estático

Irrigador de jardim
Aspersor Estático, para Engate Rápido

Exemplo de Aspersor Circular

Aspersor circular
Aspersor Circular, Pontalete para Engate Rápido

Exemplo de Aspersor de Impulso Setorial

Aspersor de impulso
Aspersor de Impulso Setorial, para Engate Rápido

Gotejamento

A irrigação por gotejamento consiste, basicamente, em uma mangueira com furinhos. Ou seja, esses furinhos são os responsáveis por molhar as plantas do jardim. 

Esse tipo de irrigação pode ser feito de forma simples, apenas ligando a torneira, ou automática, com sistema instalado. Portanto, você pode comprar uma mangueira comum (como o exemplo de mangueira flexível para jardim abaixo) e fazer os furinhos em casa.

Mangueira
Jogo Mangueira para Jardim Flexível 10m

Manual

Esse é o método de irrigação de jardim mais comum e que exige menor investimento. Sendo assim, a irrigação manual pode ser feita com regadores de plástico, pontas de esguicho nas mangueiras ou até mesmo com pulverizadores.

Exemplo de ponta de esguicho

Ponta de esguicho
Esguicho Metálico Pistola EP 237

Como começar a irrigação no jardim?

Caso você tenha optado pela irrigação por aspersão ou gotejamento, o primeiro passo para que o processo dê certo no seu jardim é fazer um plano para a montagem do sistema

Logo, isso quer dizer que você deve prestar atenção especial aos seguintes itens:

  • medidas da área que você quer que seja irrigada;
  • especificações do terreno;
  • tipos de plantas existentes no jardim;
  • diferentes climas produzidos pelas áreas ensolaradas e sombreadas do jardim.

Então, na hora de montar o sistema, analise quais são as áreas que mais precisam de irrigação. Ou seja: é desperdício investir na irrigação em áreas onde não há plantas ou onde não há necessidade de água.

Depois disso, faça a instalação por conta própria ou contrate um profissional para isso. E aí é só começar a irrigar frequentemente seu jardim, entendendo a necessidade de água conforme as espécies que você está cultivando.
Viu só como é mais fácil do que parece? Conte com a Thony para receber os melhores materiais para sistemas de irrigação direto na sua casa. Até mais!

1 thought on “Como fazer irrigação para jardim: dicas e produtos

  1. Thony, preciso de uma pessoa para montar a irrigação automática no meu pequeno jardim, cerca de 20×15., no Lago Norte, em Brasilia. Se você puder me indicar essa pessoa ficarei muito grata. Obrigada. Meu email:mendesodinorah@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *