A iluminação não adiciona apenas estilo e personalidade para uma casa, como também aumenta a funcionalidade dos cômodos. Confira algumas dicas simples e básicas de como iluminar diferentes ambientes e aproveite todo o potencial da luz no seu projeto de iluminação!
Dicas gerais para todos os ambientes
Quando o assunto é como iluminar corretamente, existem duas dicas de ouro. A primeira é apostar em fontes de luz em diferentes níveis. A segunda é investir em iluminação de tarefa apropriada para as atividades que são desempenhadas no local como, por exemplo, leitura, culinária e maquiagem.
Sala de estar
Uma ideia legal é iluminar três dos quatro cantos da sala, direcionando uma das luzes para um objeto (um quadro, uma planta ou até uma móvel de destaque). Use abajures e luminárias de chão, e experimente mesclar luzes com feixe para baixo e outras para cima. E se quiser investir um pouco mais, um dimmer na fonte que faz a iluminação geral do ambiente pode ser o toque final.
Sala de jantar
Para destacar o ambiente faça da mesa o ponto mais brilhante da sala. Considere uma fonte linear ou aposte em vários pendentes. O importante é impactar!
Cozinha
Concentre-se em uma boa iluminação aérea e adicione fontes mais baixas para iluminar as superfícies de trabalho. Use pendentes, luzes embaixo de armários ou uma luminária de mesa (mantida afastada da pia).
Quarto
Invista em uma atmosfera acolhedora: coloque luminárias de leitura ao lado da cama, mas não apontadas diretamente para ela. Outra ideia é dispor, em uma mesinha baixa, uma lâmpada pequena e de baixa potência, que crie a suave sensação de luz de velas.
Banheiro
Pense primeiro na iluminação geral (que irá iluminar o espaço por inteiro). Só depois planeje os focos específicos, como bancada e box. Na área do espelho a melhor escolha de iluminação para quem se maquia no banheiro são as luzes laterais: evite luz focal no teto, os focos de luz para cima ou para baixo criam sombras no rosto.
* Com informações de Real Simple e Kichler.