Organização

Como organizar ferramentas com 3 dicas práticas!

Independentemente das ferramentas serem material de trabalho, hobby ou apenas itens necessários para momentos de emergência e consertos na sua casa, elas são itens que precisam estar bem organizados. 

Isso porque, além de incluir peças pequenas, saber onde está cada coisa quando você precisa já facilita grande parte do trabalho, não é?

É por isso que nós, da Ferragem Thony, trouxemos algumas sugestões de como organizar ferramentas em casa e garantir essa praticidade necessária!

1 – Separe por setores

Cada ferramenta serve para uma função diferente, certo? Então, para começar a deixar tudo no devido lugar, a dica é separar tudo por setores. Coloque as ferramentas manuais para um lado, as ferramentas elétricas para o outro, as maiores para aquele canto, as menores para o outro cantinho… E por aí vai!

Este também é um bom momento para você observar todas as ferramentas que tem por aí para:

  • saber tudo o que você tem;
  • desapegar do que é desnecessário ou está sem uso;
  • trocar o que já não está funcionando ou está desatualizado;
  • perceber as ferramentas que você ainda não tem e estão fazendo falta.

2 – Escolha um local

Chegou a hora de encontrar o melhor lugar para guardar as suas melhores ferramentas! Nesse momento é preciso que você entenda qual a sua frequência de uso em relação a cada tipo de ferramenta.

Por exemplo: se você sabe que costuma usar mais vezes o martelo, então deixe-o mais a mão. Se a furadeira está sendo muito necessária na reforma do banheiro, que tal deixá-la num local acessível? 

E claro, a dica vale principalmente para quem trabalha profissionalmente com as ferramentas: separe as mais essenciais para o seu trabalho diário de forma que o processo seja facilitado.

3 – Utilize organizadores

Existem diversas formas de organizar suas ferramentas e, nesse momento, vale a pena usar a criatividade. Algumas pessoas optam por painéis para pendurar as ferramentas, enquanto outras preferem caixas, potes e prateleiras. 

Para quem é iniciante na área ou não sabe nada de ferramentas, etiquetar as caixas/armários/painéis também ajuda a manusear os materiais de forma mais inteligente e sem fazer confusão.

Aqui vão algumas inspirações:

Exemplos de organização de ferramentas
Fonte: Pinterest

É claro que tudo depende do seu espaço e da sua preferência, mas também é importante prestar atenção nos cuidados necessários para garantir a durabilidade de cada material, ok?

Uma dica muito boa é ter uma maleta com o seu kit de ferramentas básicas. Isso faz com que os produtos mais utilizados estejam todos no mesmo lugar, além do fato de que a maleta facilita no transporte para levá-las até o lugar do conserto.

E então, viu só como organizar as ferramentas pode ser fácil e gerar mudanças positivas para o seu ambiente? Não deixe de colocar em prática as dicas e compartilhar suas escolhas aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *