Faça Você Mesmo

Como plantar temperos em vasos: 5 dicas para ter uma horta em casa

Você já pensou em cultivar temperos e ervas aromáticas em casa? Pois saiba que as vantagens são inúmeras e vão desde a oportunidade de colher tudo fresquinho até aquele perfume gostoso que muitas dessas plantas exalam. E se você ficou inclinada a tentar e já está se perguntando como plantar temperos em casa, já adiantamos que o processo pode ser bem simples.

Separamos aqui algumas dicas para você começar uma pequena horta e descobrir todos os prazeres da jardinagem. Confira as sugestões e veja como cuidar bem das suas plantas.

COMO PLANTAR TEMPEROS EM VASOS

1) Observe a incidência de sol no local

E então, em que lugar da casa vai ficar a sua horta de temperos? Como é a incidência de luz solar? A maior parte dos temperos gosta de longas horas de sol, portanto se possível escolha um lugar bastante ensolarado.

A dica é observar o local escolhido em diferentes horas do dia para ter a noção exata do período total de incidência de luz solar. 

2) Conheça os temperos que você irá plantar

Plantas como Alecrim, Orégano, Sálvia e Tomilho gostam de solo mais arenoso, por isso podem ser cultivados no mesmo vaso. É um grupo que também costuma ser mais resistente a variações climáticas.

Já o Hortelã, o Manjericão e a Salsa, por exemplo, exigem mais cuidados. São plantas que gostam de um solo mais rico em matéria orgânica e que curtem umidade. Portanto, também podem ser plantadas no mesmo espaço.

Por outro lado, o Alecrim e o Hortelã, se cultivados cada um em vaso único, tendem a crescer mais bonitos e vistosos. A dica é conhecer as características de cada planta que você pretende cultivar para então definir como será feito o plantio.

Temperos em vasos dicas - Imagem via Pixabay

3) Escolha o vaso apropriado

O material de que é feito o vaso pode interferir na periodicidade de regas. Assim, existem materiais que absorvem e outros que acumulam água.

Vasos de barro, por exemplo, puxam a umidade da terra (a não ser que sejam impermeabilizados internamente). Já os vasos de plástico mantêm a umidade por mais tempo. Assim, para quem não tem muita experiência com jardinagem, o vaso de plástico é o mais indicado, pois permite uma melhor avaliação da necessidade de rega.

Outra boa opção é o vaso autoirrigável que contém um reservatório de água em separado da área do substrato. Uma das maiores vantagens é que esse tipo de vaso isola o excesso de água das raízes da planta. Para quem esquece de regar, essa é uma das melhores alternativas para cultivar temperos.

4) Use o sistema de camadas

Para deixar suas plantas mais bonitas e saudáveis, aposte no sistema de três camadas. Assim, ao preparar um vaso para receber seus temperos, comece fazendo a camada de drenagem. Essa deve corresponder a uma faixa de argila expandida ou de brita e ser finalizada com a manta de drenagem.

A segunda camada é a de substrato (que pode ser terra misturada com húmus ou areia, conforme a necessidade da planta). E a terceira é a chamada cobertura, que impede que os nutrientes e a água evaporem com rapidez. Assim, a última camada deve ser de folhas secas ou cascas de pinus.

Dicas para plantar temperos - imagem Pixabay

5) Faça a colheita da forma correta

Para plantas de caule rígido, como o alecrim, a colheita deve ser feita com corte em torno de 5 a 7 centímetros finais do ramo escolhido. Devem ser priorizados os ramos que estiverem mais altos.

Já nos temperos e ervas de caules semi-rígidos, como manjericão e hortelã e sálvia, deve-se cortar abaixo dos pares de folhas terminais. A dica é podar o ramo logo acima do nó (bifurcação), isto permite que o ramo continue crescendo. 

Por fim, lembre-se que certos temperos e ervas – como a salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã – são considerados “anuais”. Isso significa que o ciclo deles dura em média 12 meses. Então, por mais que você capriche nos cuidados, essas plantas acabarão morrendo naturalmente em cerca de um ano. Portanto, aproveite o período para colher a vontade, sem dó de usar a erva ou o tempero.

E então, curtiu as dicas que selecionamos. Aproveite para conferir a linha de vasos e acessórios para jardinagem disponíveis na loja online e nas lojas físicas da Thony em Porto Alegre e comece hoje mesmo a sua horta em casa!


* Confira também aqui no blog o post 5 truques para cuidar das plantas antes de viajar.

1 thought on “Como plantar temperos em vasos: 5 dicas para ter uma horta em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *