Área externa

Lâmpada para churrasqueira: como escolher?

Quem tem churrasqueira na área externa da casa se beneficia da claridade natural durante o dia. Mas, durante a noite, não tem como utilizá-la sem instalar iluminação, não é?

Porém, pelo fato de receber fogo e atingir altas temperaturas durante o preparo da carne, esse equipamento exige alguns cuidados. Não é qualquer modelo de lâmpada que pode ser colocado na churrasqueira.

Via de regra, a lâmpada para churrasqueira tem que oferecer boa iluminação e, principalmente, ser resistente ao ambiente de calor intenso

Quer saber quais são os modelos mais adequados e os cuidados necessários na instalação? Então segue com a gente nesse post!

Conheça 2 tipos de lâmpada para churrasqueira

Na hora da compra da sua lâmpada para churrasqueira, a escolha mais certeira é apostar em um modelo incandescente ou halógeno.

1 – Lâmpada incandescente

A lâmpada incandescente é o modelo de lâmpada mais comum e fácil de encontrar. Além disso, também é a que costuma ter o preço mais baixo.

Esse tipo de lâmpada é indicado para usar na churrasqueira porque cria uma iluminação forte e é bastante resistente ao calor.

Lâmpada Incandescente

Lâmpada Incandescente Vela Lisa Clara no site da Thony! Clique no link para ver mais.

2 – Lâmpada halógena

A lâmpada halógena tem funcionamento parecido com o modelo incandescente. A diferença é que ela possui elementos químicos como o iodo ou bromo dentro do bulbo.

A lâmpada halógena também tem potência alta, luz forte e grande resistência ao calor, por isso é um modelo indicado para iluminar a churrasqueira.

A grande vantagem é que ela é menor e mais eficiente do que as lâmpadas incandescentes comuns.

Como instalar lâmpada para churrasqueira?

É bem fácil instalar uma lâmpada para churrasqueira. Basta puxar uma fiação do ponto mais próximo da parede até a churrasqueira. A fiação pode ficar exposta, embutida em sistema X ou caixa.

O fio deve passar por dentro da churrasqueira através de conduíte ou por um furo na massa entre os tijolos. Logo, também é preciso fazer um furo na estrutura de tijolo para fixar o bocal.

Cuidados com a lâmpada para churrasqueira

Para garantir que não ocorra nenhum problema com a sua iluminação da churrasqueira, tome os seguintes cuidados:

  • Não use lâmpada compacta eletrônica. Isso porque a base de plástico derrete, e o circuito eletrônico pode ser danificado.
  • Também não é indicado usar lâmpadas LED para iluminar a churrasqueira.
  • Evite fixar a lâmpada incandescente ou halógena a menos de 2 metros do chão dentro da estrutura para evitar que as chamas ou o calor intenso a atinjam.
  • Utilize um cabo de fiação com capa de silicone que suporta altas temperaturas (até 200°C).
  • Se você costuma utilizar lenha ao invés de carvão para assar churrasco, procure colocar a lâmpada na lateral da churrasqueira e em posição mais alta, pois as chamas da lenha podem avançar mais.

Viu como não é difícil escolher lâmpada para churrasqueira e realizar a instalação? Então, agora você pode aproveitar para reunir os amigos e fazer churrasco à noite com tranquilidade e segurança!

*Confira também aqui no blog o post Conheça a churrasqueira a bafo: a opção prática para preparar alimentos.

Gostou de algum produto desse post? Visite nosso e-commerce e escolha se quer receber suas comprar em casa ou retirar na loja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *