Área externa

O que é varanda gourmet? Confira 5 dicas para montar a sua

A varanda é compreendida como a parte de uma casa que estabelece uma transição gradual entre os espaços internos e os espaços externos. E com os apartamentos cada vez menores, esse ambiente acabou virando uma extensão da sala e da cozinha. Daí surgiu o termo varanda gourmet.

Dessa forma podemos dizer que a varanda gourmet é uma área de refeição mais informal que a sala de jantar, geralmente destinada à confraternização. Ou seja, é um espaço ideal para reunir amigos e familiares em churrascos e almoços.

E o mais legal é que, mesmo que você não receba muitas pessoas em casa, a varanda gourmet pode servir simplesmente como uma extensão da sala. Assim você pode utilizá-la, por exemplo, para tomar o café da manhã e começar o dia no mais puro relax. Confira as dicas para montar o seu espaço!

5 dicas de como montar uma varanda gourmet

1) Escolha bem a churrasqueira

Você pode sentir que sua varanda é pequena demais para um churrasco. Porém basta escolher um modelo compacto para otimizar o espaço e garantir a diversão.

Muitos tipos de churrasqueira são fáceis de armazenar e ocupam pouco espaço. Uma boa escolha pode ser a churrasqueira bafo. Leve, portátil e funcional, esse tipo de churrasqueira também faz menos fumaça. Por isso, pode ser utilizada na varanda, dependendo é claro das normas da vizinhança.

Churrasqueira Bafo Guarapari Mor, clique no link para ver mais.

2) Priorize móveis compactos

Quando você está lidando com espaços restritos, é muito importante utilizar a fita métrica e saber exatamente o que o espaço permite. Se você tiver sorte o suficiente para topar com uma ou duas peças que se encaixam perfeitamente no seu espaço, não tenha dúvidas de estar fazendo a escolha certa. Acima de tudo, fuja da tentação de escolher móveis maiores do que você precisa.

3) Considere móveis multifuncionais

Para não abarrotar o espaço, priorize peças com mais de uma função. As bancadas, por exemplo, são perfeitas para a varanda gourmet. Afinal elas servem de mesa e também de apoio para a preparação dos alimentos.

Além disso, muitos modelos possuem inclusive armários na parte inferior. Assim é possível guardar utensílios sem a necessidade de instalar um armário extra.

4) Aposte no verde

Plantas são uma opção barata de decoração e fazem uma diferença e tanto. Você pode começar com plantas fáceis de cuidar, como as suculentas. E se você é daqueles que esquece de regar, aposte em vasos autoirrigáveis ou hortas verticais.

Outra ideia legal pode ser exibir suas plantas em uma prateleira. Essa proposta é excelente para varandas pequenas, uma vez que não ocupa o espaço do chão.

(Vasos Autoirrigáveis Raiz, clique no link para ver mais)

5) Deixe os tecidos para os detalhes

Móveis estofados com tecido podem não ser a melhor opção para a varanda. É que por conta da fumaça, os estofados podem acabar ficando com cheiro e também podem manchar com respingos de alimentos e bebidas. Assim, prefira deixar o tecido para detalhes como almofadas e outros, que são mais fáceis de lavar.

Curtiu as dicas sobre como montar uma varanda gourmet? Aliás, como você costuma utilizar esse espaço na sua casa? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Horta vertical: praticidade e alimentos fresquinhos todo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *