Dicas

Cozinha: como escolher e cuidar da tábua de corte

tábua de corte cuidados

A tábua de corte é um utensílio praticamente indispensável em qualquer cozinha. Afinal, com ela fica muito fácil cortar legumes, carnes e outros alimentos com destreza e segurança.

E com tantas opções de tábuas de corte, feitas de diferentes materiais, disponíveis no mercado, é importante saber os prós e contras de cada modelo, além dos cuidados de limpeza que se fazem necessários.

Confira as dicas que selecionamos para você e conte com a Thony na hora de equipar a sua cozinha!

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO

Na verdade não existe um modelo que seja melhor em todos os aspectos. O que acontece é que alguns tipos de tábua de corte possuem algumas características que se destacam.

As tábuas clássicas de madeira, por exemplo, geralmente facilitam a proliferação de bactérias, e nesse sentido as tábuas de corte de bambu são melhores. Isso por que o bambu tem ação bactericida natural e como suas fibras não apresentam poros, não há acúmulo de resíduos.

tábua de corte cuidados
Tábua Corte de Bambu com Cabo 38,5 x 20,5cm, de R$ 28,90 por R$ 26,00*.

As tábuas de corte feitas de polietileno costumam soltar pequenos pedaços de plástico conforme o uso vai se prolongando, e por isso não são uma boa opção.

Já as tábuas de corte de vidro temperado possuem a vantagem de não apresentarem ranhuras passíveis de acumulação por bactérias. Por outro lado, se você usa facas de boa qualidade, o vidro podem comprometer bastante o fio das facas e por consequência a durabilidade das mesmas.

TÁBUA DE CORTE: CUIDADOS DE LIMPEZA

– O ideal é, sempre após o uso, manter a tábua limpa. Lave com água e detergente e deixe a tábua de pé para escorrer. Depois de seca, guarde em local seco e longe de insetos;

– A tábua também deve ser lavada antes de qualquer utilização;

– Ao menor sinal de desgaste, efetue a troca da tábua;

– Uma vez por semana, após a limpeza habitual da tábua, é recomendado higienizar a tábua com uma solução clorada. Coloque a tábua de corte de molho em uma bacia com uma colher de sopa de água sanitária dissolvido em um litro de água. É importante que a tábua fique totalmente submersa. Deixe a solução agir por 20 minutos e depois lave com água corrente.


* Oferta válida de 31/08/17 a 05/09/17 ou enquanto durarem os estoques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *