Pintura

Tinta Fosca ou Semibrilho: 5 dicas para sair da dúvida

Embora exista uma infinidade de tonalidades, escolher uma cor de tinta para parede é relativamente fácil. Entretanto, na hora de pensar sobre o acabamento, optar por uma tinta fosca ou semibrilho pode gerar uma série de dúvidas.

Assim, para assegurar que você está tomando a decisão mais inteligente e que corresponde às suas necessidade, o site Apartment Therapy reuniu cinco dicas que podem ajudar na hora de decidir. Confira quais são elas e, se ainda ficar na dúvida, conte com a equipe das lojas da Thony para ajudar na escolha!

como escolher acabamento de tinta

Dicas para decidir entre tinta fosca ou semibrilho

1) Considere o material a ser pintado

Uma superfície é uma superfície, certo? Nem tanto. Um armário de madeira e uma parede de gesso terão duas aparências e texturas muito diferentes. Portanto, não é surpresa que os acabamentos fosco e semibrilho também não tenham a mesma aparência. Embora existam algumas exceções à regra, acabamentos mais brilhantes tendem a ser mais adequados para pinturas em madeira.

2) Avalie o uso do ambiente

Pouquíssimas coisas podem comprometer mais um espaço bem organizado do que uma parede coberta de marcas de sujeira. Se você estiver pintando algo que será tocado muito – pense na parede ao lado da sua cama ou dos armários da cozinha – é uma boa ideia considerar a forma mais fácil de limpar.

Acabamentos com brilho oferecem praticidade na limpeza e são perfeitos para áreas de tráfego moderado a alto, como armários, móveis, portas e acabamentos. Embora um acabamento fosco fique ótimo, pode ser necessário um esforço extra para manter sua aparência elegante.

tinta acabamento fosco ou semibrilho

3) Analise os defeitos da parede

Se você deseja mascarar as falhas de suas paredes, o acabamento fosco é uma boa opção. Isso porque o baixo brilho não reflete, assim acaba ocultando pequenas imperfeições da superfície. Aliás, o fosco é também a escolha ideal para tetos.

4) Pense na atmosfera que você quer criar

A escolha entre tinta fosca ou semibrilho deve corresponder à vibração que você deseja que o seu espaço transmita. Assim, acabamentos brilhantes muitas vezes combinam melhor com tons mais vivos. Isso significa que você só deve usar tons mais discretos em um acabamento brilhante? Não necessariamente, mas é algo a considerar quando você está em dúvida sobre a melhor tinta.

5) Não descarte a possibilidade de misturar acabamentos

A utilização no mesmo ambiente de tintas com diferentes acabamentos pode destacar ainda mais um projeto. Se você por exemplo misturar acabamentos brilhantes e foscos da mesma cor no mesmo espaço, poderá criar um interior único e inesperado.

tinta semibrilho ou fosca

Acabamento acetinado: o meio-termo

O acabamento acetinado é conhecido como um meio-termo entre o semibrilho e o fosco. Por isso mesmo, pode ser uma boa opção para quem está em dúvida sobre qual acabamento escolher.

Como a tinta de acabamento acetinado possui um brilho discreto, ela acaba evidenciando as imperfeições, mas não tanto quanto a semibrilho. Ao mesmo tempo, embora não tenha toda a facilidade de limpeza de uma tinta semibrilho, a tinta acetinada acaba se mostrando mais fácil de limpar do que a de acabamento fosco.


* Confira também aqui no blog o post Fosco, Acetinado ou Semibrilho: dicas de como escolher a tinta.

** Com informações e imagens de Apartment Therapy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *