Cozinha

Tipos de pia de cozinha: saiba como escolher a sua

Na hora de montar a cozinha e deixá-la do jeitinho que você sempre sonhou, cada pequeno detalhe faz a diferença, não é? Isso inclui escolher a dedo o tipo de pia de cozinha perfeito, atentando para o material, o formato e o visual.

Se você está um pouco perdido e não sabe bem quais modelos existem, vem com a gente neste post! Vamos explicar tudo sobre o assunto e te ajudar a encontrar a pia ideal para a sua cozinha.

Fatores a se considerar

Antes de falarmos de modelos mais específicos, é importante que você entenda as principais variações entre os diferentes tipos de pia de cozinha:

Material

Esse normalmente é o critério mais importante na escolha da pia de cozinha. O tipo de material utilizado influencia muito na estética, na funcionalidade e na resistência da peça.

Os materiais que você mais encontra no mercado são: granito, inox e concreto. Vamos detalhar as especificidades de cada um em seguida.

Altura e profundidade

Um dos erros mais comuns (e desastrosos) é não prestar atenção na altura e na profundidade da pia de cozinha. Essas medidas impactam muito no seu conforto e na praticidade enquanto cozinha, lava a louça etc.

Dentre os principais tipos de pia de cozinha, você encontra modelos de 80cm a 110cm de altura, e de 50 a 65cm de profundidade. Confira nos manuais de compra a altura de pia recomendada para a sua estatura.

Tamanho e funcionalidade

O tamanho da bancada, a quantidade e as dimensões das cubas são outros fatores muito importantes na escolha da pia de cozinha. Quanto maiores, mais espaçoso e funcional fica o ambiente.

Claro que essas medidas devem estar de acordo com o espaço que você dispõe. Por isso, calcule bem o tipo de pia de cozinha para que ela não “dispute” espaço com outras peças e eletrodomésticos.

Tipos de pia de cozinha: como escolher o material?

A escolha do material para a pia de cozinha vai muito do seu gosto estético pessoal. Porém, vale a pena entender as características de cada um para fazer uma compra mais bem informada.

1 – Pia de granito

É o tipo de material mais comum na fabricação de pias de cozinha. Normalmente, também tem preços mais em conta, por isso costuma ser a preferência de muitos consumidores.

Além do valor, as vantagens desse material são a resistência, a durabilidade e o visual elegante. Por outro lado, a textura porosa do granito acaba facilitando a aderência de sujeira e manchas, exigindo uma limpeza mais frequente. Isso pode ser uma desvantagem para quem busca praticidade. 

Outra alternativa bacana é a pia de granito preto: a cor é mais uniforme e a sujeira não aparece tão facilmente. Só que, nesse caso, o valor de investimento acaba sendo mais alto

2 – Pia de inox

Você quer um tipo de pia de cozinha com aparência moderna e clean? Então as pias e cubas de cozinha de inox da Ferragem Thony são as opções ideias.

Ao contrário do granito, o aço inox não tem estrutura porosa, o que elimina aquele problema das sujeiras e manchas impregnadas. Perfeito para manter a higiene sempre em dia e de forma prática.

Além disso, esse material é resistente a corrosão e choques térmicos e tem um visual super versátil, combinando com vários tipos de decoração. O único cuidado que você precisa ter é para evitar riscos e arranhões.

3 – Pia de concreto

A pia de concreto é um pouco mais difícil de adquirir, já que seu planejamento e execução são feitos junto à construção da estrutura da bancada. Porém, o resultado é muito bacana, deixando um visual moderno na cozinha.

Por outro lado, desvantagem desse material, tal qual o granito, é a sua constituição porosa. Além das indesejáveis manchas, pode haver infiltrações nas pias de concreto. Para evitar que isso aconteça, é preciso impermeabilizar o acabamento.

Conclusão

Então, te ajudamos a entender as diferenças entre os principais tipos de pia de cozinha? Conte para a gente nos comentários qual das opções vai fazer parte da sua casa!

Confira também aqui no blog o post Cozinhas Coloridas: 9 ideias para inspirar você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *