Conforto

Ventilador de teto vale a pena? Tire suas dúvidas!

O verão é uma delícia, mas passar calor dentro de casa ninguém gosta, não é mesmo? Por outro lado, ver a conta de luz bater lá nas alturas, por causa do ar-condicionado, também não é uma boa opção. Mas e será que o ventilador de teto vale a pena? Será que pode ser um modo eficiente e econômico para fugir do abafamento? Pois é sobre isso que vamos falar nesse post.

Depois de ver as informações que selecionamos, você também pode dar uma espiada no post como escolher ventilador de teto. E então, bora conferir se ventilador de teto vale a pena?

5 ASPECTOS PARA AVALIAR SE VENTILADOR DE TETO VALE A PENA

1) Custo de aquisição e instalação

Nem precisamos falar que um ventilador de teto custa bem menos do que um ar-condicionado. Mas você já parou para pensar também no custo de instalação? 

Pois então, a instalação do ventilador é muito rápida e prática. E dependendo das suas habilidades, você mesmo pode realizá-la. Ou seja, após a compra, em poucos instantes você pode ter o ventilador funcionando sem custos adicionais ou pelo menos com custos mais baixos do que a instalação de um ar-condicionado.

ventilador de teto eurus
Ventilador de teto Eurus | Clique no link para ver mais.

2) Qualidade do ar

O ventilador pode ser usado com as janelas do ambiente abertas. Isso significa renovação constante e melhor qualidade do ar. Sem falar que o movimento das pás ajuda a manter os insetos afastados.

Vale lembrar ainda que o ar-condicionado retira a umidade do ambiente. O que pode ser um problema principalmente para pessoas alérgicas. Outro problema relacionado à qualidade do ar diz respeito à limpeza do sistema de refrigeração: se essa for deficiente, pode espalhar fungos no ambiente.

Ventilador de teto magnes
Ventilador de Teto Magnes | Clique no link para ver mais.

3) Economia de eletricidade

De acordo com uma reportagem do jornal Extra, um ventilador de teto pode representar até 30 vezes menos gasto de energia elétrica em relação ao ar-condicionado. Além disso, o alcance da ventilação, dependendo do modelo de ventilador, pode alcançar uma área de até 25 metros quadrados.

O ventilador de teto vale a pena também para otimizar o uso do ar-condicionado. Quando utilizado em conjunto, o ventilador ajuda a espalhar o ar gelado e o ambiente se refresca mais rapidamente, fazendo que o aparelho de ar condicionado trabalhe menos.

4) Facilidade de limpeza

O ventilador é mais fácil de limpar, e como não acumula umidade não espalha fungos pelo ambiente. Procure limpar o aparelho pelo menos a cada 15 dias. O peso da poeira pode até parecer pouca coisa, mas compromete o desempenho do ventilador e, é claro, a qualidade do ar.

Ventilador de teto delta
Ventilador de Teto Delta | Clique no link para ver mais.

5) Versatilidade de modelos

Em termos de design o aparelho de ar-condicionado não oferece muitas opções. Em contrapartida, o ventilador de teto está disponível em diversos modelos e acabamentos. Ou seja, é mais fácil encontrar uma opção que combine com a decoração da sua casa. 

E então, o que você achou das informações que selecionamos? Você acha que ventilador de teto vale a pena? Está à procura de um modelo? Confira no site da Thony as opções de ventiladores de teto disponíveis!


* Confira também aqui no blog o post 4 motivos para usar mais ventilador e menos ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *