Dicas, Praia e piscina

5 dicas para acertar na escolha do ventilador de teto

como escolher ventilador de teto
Via.

Com a chegada dos dias mais quentes é hora de começar a pensar em formas de amenizar o calor dentro de casa. É bem provável que você já faça uso de ar-condicionado ou então de um ventilado de piso. Mas e o ventilador de teto, você já pensou nessa opção?

Já falamos aqui sobre os motivos para usar mais ventilador e menos ar-condicionado. E se você está convencido de que quer gastar menos energia elétrica e ainda respirar um ar de melhor qualidade neste verão, vale conferir estas dicas para não errar quando for escolher ventilador de teto.

como escolher ventilador de teto
Via.

Como escolher ventilador de teto

1) O primeiro passo é decidir onde o ventilador de teto será instalado. Feito isso, meça o cômodo. O tamanho do ventilador deve ser proporcional ao tamanho do ambiente para que o vento alcance a maior parte do espaço;

Para obter a medida do ambiente é simples. Com uma fita métrica meça o comprimento e a largura das laterais, e multiplique os dois valores, um pelo outro. O resultado é a medida em m2 do cômodo. Com esse dado em mãos, é só conferir se o ventilador que você pensa em comprar é indicado para a metragem.

como escolher ventilador de teto
Ventilador de Teto Supremus. Veja mais aqui.

2) Outro ponto importante é a opção do material da pás. Plástico, madeira ou metal? Tudo depende do estilo que você pretende manter na decoração. Lembre-se apenas de evitar pás metálicas em regiões que sofrem ação da maresia.

como escolher ventilador de teto
Ventilador de Teto New Delt Light. Veja mais aqui.

3) Também é legal escolher um modelo que tenha variação de velocidade. Dependendo do local de instalação, modelos com ponto de iluminação são indispensáveis.

como escolher ventilador de teto
Ventilador de Teto Delta. Veja mais aqui.

4) A capacidade do motor (indicada pela sigla RPM) é o que determina o quanto de vento ele é capaz ou não de produzir. Ao avaliar este aspecto, procure cruzar a informação do tamanho do ambiente com o índice RPM. Modelos entre 300 e 500 costumam ser boas opções.

como escolher ventilador de teto
Ventilador de Teto Eurus. Veja mais aqui.

5) Por fim, mas não menos importante, preste atenção na eficiência energética, que é o que vai determinar o maior ou menor gasto de energia. Procure pelo selo da Procel, aparelhos com classificação A e B são os mais indicados.

como escolher ventilador de teto
Ventilador de Teto New. Veja mais aqui.

* A Thony possui várias opções de cores e estilos de ventilador de teto, com ótimos preços e descontos especiaisConfira no site e nas  lojas físicas e aproveite as facilidades que você só encontra na Thony!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *