Iluminação

5 dicas para reduzir a conta de luz

dicas economizar luz

A conta de luz está mais cara e as perspectivas para os próximos meses não são nada animadoras. Diante deste cenário não resta outra alternativa para equilibrar o orçamento a não ser diminuir o consumo.

Para ajudar você nessa tarefa, a Thony preparou ofertas especiais no Mês da Eletricidade e ainda selecionou algumas medidas simples para a sua conta de energia elétrica não virar uma surpresa desagradável. Confira as dicas e economize com a Thony!

1. Troque as lâmpadas

Essa é uma das medidas mais simples e a mais ignorada pela população. Acontece que uma simples troca de lâmpada incandescente pela fluorescente ou de LED pode ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz.

dicas para economizar energia

Vale lembrar também que a partir de 1º de julho as lâmpadas incandescentes de 60W não serão mais encontradas nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais, então está aí mais um bom motivo para começar a substituição.

2. Valorize a iluminação natural da casa

Use sempre tintas claras para pintar as paredes dos cômodos que você vai frequentar mais, como o quarto ou a sala de visitas, e sempre que possível conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a entrada do sol na casa.

3. Adeus ao stand-by

Aparelhos ligados no modo de espera, ou stand-by, são ladrões silenciosos de energia. Segundo a Eletrobras, todos os aparelhos de uma casa em stand-by podem representar 12% do consumo total de energia. Vale a pena também tirar o carregador de celular da tomada, pois ele continua gastando energia mesmo desconectado ao telefone.

standby

4. Atenção para as áreas comuns

Essa dica vale tanto para áreas de escritório como de condomínio. Instalar sensores de presença garantem que as luzes só sejam acionadas quando realmente houver necessidade.

5. Questão de timing

Você costuma deixar as luzes ligadas quando não está em casa, para espantar ladrões? Então a dica é fazer uso de timers e minuteiras, que permitem variar aleatoriamente quando as luzes se acendem e também simulam de forma mais natural a presença de pessoas dentro da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *