Seja por breves períodos, ou de modo definitivo, trabalhar em casa tem sido uma realidade para um número cada vez maior de pessoas. E saber como montar um home office com vistas ao conforto e produtividade pode tornar os dias de trabalho em casa bem mais prazerosos.
Para tanto, não é preciso fazer grandes investimentos. Assim como também não é necessário ter um ambiente em casa exclusivo para criar um home office agradável. Bastam apenas alguns ajustes para levar mais conforto e produtividade para a sua rotina de trabalho em casa.
Confira as dicas que selecionamos sobre como montar um home office e veja como fazer do seu escritório em casa um lugar em que você gostaria de sentar todas as manhãs.
7 dicas de como montar um home office
1) Defina um espaço
Com os apartamentos e casas com metragens cada vez menores, nem sempre é possível reservar um cômodo apenas para o home office. Porém é legal que você eleja um espaço da casa para desempenhar suas atividades. Afinal isso é importante para ajustar outros fatores, como iluminação e temperatura.
Uma vez escolhido o local, providencie mesa e cadeira adequadas. Se, por exemplo, o seu local de trabalho for a mesa de jantar, tudo bem. Mas tente adequar o ambiente para quando você estiver trabalhando.
2) Use as cores a seu favor
Sabia que a cor do ambiente influencia na criatividade e até mesmo no foco? Dessa forma, vale a pena trocar a cor da parede do local onde você trabalha. Se não for possível, aposte em elementos decorativos nas cores que funcionam melhor para você.
Outra utilidade das cores é a delimitação do ambiente. Se o seu home office for na sala ou no quarto, por exemplo, você pode pintar a área da escrivaninha como forma de demarcar o espaço.
3) Verifique a iluminação
Quando o assunto é como montar um home office, a iluminação não pode ser deixada de lado. É claro que o melhor sempre é a iluminação natural, porém nem sempre isso é possível. Nesse caso, trate de compensar com a iluminação artificial.
Se o ambiente for escuro como um todo, a luminária de trilho pode ser uma boa opção. Do contrário, uma luminária de mesa pode perfeitamente suprir as suas necessidades de leitura e escrita.
4) Regule a temperatura
A temperatura no home office deve ser agradável para que você possa ter um bom rendimento. O ideal é que a temperatura gire em torno de 23 graus no verão e 21 graus no inverno.
Para isso você não precisa ficar com o ar-condicionado o tempo todo ligado. Uma ideia é investir em um ventilador de teto ou ainda no bom e velho ventilador de mesa. Aproveite e confira aqui no blog o post 4 motivos para usar mais ventilador e menos ar-condicionado.
5) Potencialize a internet
Dependendo do local que você escolheu para o seu home office, talvez o sinal de internet não seja dos melhores. Nesse caso, invista em um repetidor Wi-Fi.
Fácil e prático de instalar, o aparelho é capaz de ampliar o alcance da sua rede Wi-Fi. Além disso, as antenas externas permitem ajuste para que você obtenha a melhor cobertura possível.
6) Invista na organização
No seu trabalho você acaba acumulando papéis ou outros materiais? Então é importante manter a organização, principalmente se o seu home office não ocupa um ambiente exclusivo.
Prateleiras e caixas organizadoras são ótimos itens para guardar materiais diversos e manter a organização. Além de otimizar o espaço, eles acabam complementando a decoração.
7) Aposte na sensação de bem-estar
Por fim, procure levar para o seu home office alguns elementos que proporcionam bem-estar. Difusores de aroma e plantas são ótimos nesse sentido.
Se a ideia é não ter trabalho com as plantas, um vaso autoirrigável com uma planta aromática pode ser uma boa opção. 🙂
E então, o que você achou das sugestões de como montar um home office? Sabia que você encontra muitos dos produtos sugeridos nas lojas da Thony? Aproveite nosso serviço de televendas e receba suas compras na segurança e conforto do seu lar!
* Confira também aqui no blog o post Qual é a melhor iluminação para leitura? Confira as dicas!.