Iluminação

Qual é a melhor iluminação para leitura? Confira as dicas!

Você sabia que a luz do ambiente pode influenciar o foco e até o seu rendimento das suas leituras? Pois é, então se você curte ler antes de dormir ou ainda, se os livros ocupam um papel importante na sua vida, é legal conhecer aspectos importantes sobre a melhor iluminação para leitura.

Assim, se você pretende deixar aquele cantinho de leitura mais confortável, vale conferir as dicas que selecionamos abaixo sobre como escolher a melhor iluminação para leitura. Afinal, sabendo escolher a lâmpada, a luminária e a intensidade de luz adequadas, fica muito fácil se dedicar à leitura com mais entusiasmo.

Depois de checar as informações é só aproveitar as ofertas em lâmpadas e luminárias nas lojas da Thony. Visite uma das nossas lojas em Porto Alegre ou compre na nossa loja virtual!

luminária de leitura
Luminária de Mesa Taschibra | Clique no link para ver mais.

COMO ESCOLHER A ILUMINAÇÃO PARA LEITURA

1) Dúvida sobre luminária de chão, de mesa ou abajur? Aqui não tem só uma resposta certa. Isso em razão de que tudo vai depender do ambiente e de como é o seu espaço de leitura.

Se você costuma ler em uma escrivaninha, por exemplo, é legal apostar em uma luminária de mesa. Ainda mais se ela permitir que você direcione a luz para os livros e cadernos. Um pendente também pode funcionar nesse caso.

Agora, se você gosta mais de ler no sofá ou em uma poltrona, a luminária de chão pode ser uma ótima escolha. E se você curte ler na cama, vale apostar também na luminária de mesa, ao lado da cabeceira.

2) E a distância da luz, qual é a ideal? A melhor iluminação para leitura é aquela posicionada a 50 cm do livro. Nesse sentido, apostar em luminárias articuladas pode ajudar na hora de configurar a distância ideal. 

3) A intensidade da luz é outro fator que precisa ser levado em consideração. Se a luminosidade for muito forte, as pupilas tendem a se fechar. E se for muito fraca, tendem a dilatar. O problema é que esses dois extremos podem ser prejudiciais à saúde. Portanto, se possível, escolha luminárias com dimmer, que permitem regular a intensidade da luz. Ou vá testando lâmpadas com diferentes potências até encontrar a ideal.

4) Na dúvida entre luz branca ou quente, tudo vai depender do seu objetivo. Se a ideia é criar um momento de relaxamento, escolha as lâmpadas de cor amarelada. Em geral esse tipo de luz é mais confortável para a nossa visão. Agora, se a leitura tem mais o objetivo de estudo ou trabalho, opte pelas lâmpadas brancas frias, que estimulam a atenção. 

luminárias de mesa
Luminárias de mesa, diversos modelos | Clique no link para ver mais.

QUAL O TIPO DE LÂMPADA IDEAL PARA LEITURA?

Primeiramente é legal você priorizar lâmpadas que não esquentam. Afinal o excesso de calor pode tornar desconfortável uma leitura prolongada. Nesse sentido, escolha lâmpadas LED ou fluorescentes. Além de não emitirem calor, esses tipos de lâmpadas são mais econômicas que as incandescentes ou halógenas por exemplo.

Esperamos que as dicas que compartilhamos aqui possam tornar o seu momento de leitura mais confortável. Vale lembrar que a melhor iluminação para leitura é aquela que faz você se sentir mais confortável. Tem alguma sugestão para compartilhar? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Suporte de televisão: qual a posição ideal para instalar?.

** Imagem do topo via rawpixel.com / Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *