Área externa

Como escolher vasos de plantas?

As plantas de casa são um acessório vivo para espaços internos, introduzindo textura e cor. Suas plantas de casa podem infundir calor em sua casa, suavizar as transições entre espaços e servir como o ponto focal de uma sala. Combinar vasos, plantas e a decoração certa melhora a saúde e torna as plantas um destaque trabalhador para a sua casa. Por isso, vamos te ajudar a saber como escolher vasos. Confira!

Conheça o tamanho certo

Em um vaso muito grande, o solo seca lentamente, tornando sua planta mais suscetível ao apodrecimento das raízes. Quando uma planta é grande demais para seu vaso, ela também tende a tombar. 

Em uma panela muito pequena, o solo seca tão rapidamente que você será desafiado a regar com frequência suficiente. Sua planta pode ficar presa à raiz e apresentar crescimento atrofiado. Então como escolher o vaso de planta ideal?

O ideal é colocar uma planta em um vaso do mesmo tamanho em que ela está crescendo. Ao fazer o transplante porque uma planta ultrapassou o tamanho do vaso atual, mude para um vaso de 5 a 10 centímetros maior de diâmetro. Selecione o vaso maior para plantas que crescem rapidamente. Para produtores lentos, um pote com 2,5-5 centímetros maior funciona bem.

Decidir sobre um material

Os materiais mais comuns para vasos são plástico e terracota, ou argila. Os potes de plástico são coloridos, leves e de baixo custo. Eles tendem a reter a umidade, então você regará com menos frequência. Escolha plástico quando o peso contar, como cestos pendurados ou plantas em uma prateleira de parede.

Os potes de terracota são mais pesados, oferecem belos padrões e normalmente custam mais. Esses vasos são porosos, então as plantas precisam de água com mais frequência. A terracota é a escolha perfeita para plantas que gostam de solo seco ou bem aerado, incluindo cactos, suculentas, orquídeas e bromélias.

Considere a drenagem antes da decoração

A maioria das plantas domésticas não se desenvolve em água parada, então seu vaso precisa de um orifício de drenagem na parte inferior que permite a entrada de água e ar.

Se você quiser usar um vaso sem orifícios de drenagem para fins decorativos, use-o como um cachepot, que contém o vaso onde a planta está crescendo. Coloque um vaso de plástico ou terracota em um recipiente bonito. Essa técnica também é conhecida como envasamento duplo.

Um cachepot não precisa de orifícios de drenagem, embora deva ser grande o suficiente para acomodar um pires que caiba no vaso em crescimento.

Escolha qualquer material ou recipiente de sua preferência, incluindo cestos de vime, tigelas de vidro atraentes ou caixas de metal. Considere outros itens exclusivos, como caixas de chapéu, tigelas de servir, potes de biscoitos ou peças esmaltadas vintage.

Contudo, você pode até expressar seu estilo de assinatura criando seu próprio cachepot. Sendo assim, comece com um pote de terracota básico e algumas tintas acrílicas. Ou pegue um pote de plástico simples, adesivo e algo para cobri-lo — botões, pedras, ladrilhos de vidro, conchas e palitos são ótimas opções. 

Onde comprar

Na Thony Ferragem, temos todos os tipos de vasos de plantas para você escolher. Inclusive, uma tendência são os vasos autoirrigáveis, muito práticos e funcionais. Passa lá em nossa loja online e escolha o seu!

Por fim, agora você já sabe como escolher vasos para decorar e dar uma casa linda para sua planta. Agora basta você ver qual delas se encaixa melhor com sua necessidade e o tipo de local que você tem para fazer a melhor escolha.

E então, gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo para sabermos melhor sobre sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *