Organização

8 truques para um casa livre de poeira

Com a chegada do final do ano, pode ser que uma das suas metas para 2018 seja manter a casa mais limpa e organizada.

Nesse sentido, é bem provável que a poeira, que muitas vezes volta a acumular no ambiente logo depois da última limpeza, seja a sua maior inimiga.

A boa notícia que existem truques simples que podem ajudar a manter a casa livre de poeira por mais tempo, além de tornar a limpeza mais fácil e menos demorada.

1) Limpe com panos de microfibra

Já falamos aqui no blog sobre como os diferentes tipos de MOP de limpeza podem facilitar a rotina doméstica. E uma das vantagens está justamente no fato desses equipamentos utilizarem panos de microfibra.

Enquanto que panos comuns de algodão tendem a empurrar a poeira, os panos de limpeza de microfibra prendem a poeira e a sujeira e garantem uma limpeza mais eficaz.

casa livre de poeira mop de limpeza

2) Use um aspirador com filtro HEPA semanalmente

Aspiradores de ar com filtro HEPA são recomendados para pessoas com alergias à poeira, uma vez que eles prendem as moléculas e as impede de voltarem para o ambiente. Aspirar a casa pelo menos uma vez por semana ajudará a manter a poeira longe.

casa livre de poeira truques

3) Troque as suas persianas

As persianas tendem a acumular poeira e podem ser difíceis de limpar. Então, se você mora em uma casa com muita poeira, vale a pena investir em proteções que sejam leves e fáceis de limpar. Cortinas sintéticas laváveis são boas opções. E se você optar por manter as persianas, procure limpá-las semanalmente.

4) Invista em um purificador de ar (e coloque-o no lugar certo)

Falando em janelas, esse é o lugar onde você deve colocar seu purificador de ar – se você tiver um ou tenha planos de comprar. A medida impede que o ar que vem de fora fique acumulado pelo ambiente. Seu purificador de ar, assim como o aspirador, também deve possuir um filtro HEPA.

5) Não acumule objetos demais (principalmente se forem de tecido)

Quanto mais objetos você acumula, mais poeira tende a acumular neles. Principalmente se esses itens forem de tecido, como almofadas, por exemplo. Os têxteis não só acumulam mais poeira como tendem a produzi-la também. Eliminar itens que acumulam e produzem poeira tornam a limpeza da casa um pouco mais fácil.

6) Troque os lençóis semanalmente

Os tecidos tendem a acumular poeira, por isso, manter lençóis e roupas de cama tão limpos quanto possível é importante para manter os níveis de poeira baixos. Lave os lençóis semanalmente e certifique-se de limpar edredons, travesseiros e colchão regularmente.

casa livre de poeira lençóis

7) Escove os seus pets em um lugar fácil de limpar

Pode ser tentador escovar seus amigos peludos quando eles são tão calmamente descansando ao seu lado no sofá. Acontece que assim você está espalhando pelos e poeira pela sala, um local cheio de tecidos e que dificulta ainda mais a limpeza.

Ao invés disso, escove seus pets na área de serviço ou em qualquer ambiente que tenha piso de azulejos (ou pelo menos em um piso de madeira sem tapete).

8) Mantenha as suas plantas limpas

Se você adora ter plantas dentro de casa, é importante lembrar que as plantas também podem acumular poeira. Mantenha suas amigas verdes – e o resto da sua casa – livres de poeira limpando-as mensalmente com um pano de microfibra.

* Com informações de Apartment Therapy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *