Reforma e construção

Cimento branco: o que é, quando usar e dicas

O cimento branco tem sido cada vez mais utilizado nas construções mais modernas. Muitas pessoas têm preferido esse tipo de cimento, pela quantidade de vantagens que ele pode trazer, além de otimizar o tempo e reduzir gastos.

Resolvemos trazer uma explicação completa do que é o cimento branco, quando usar e algumas dicas para fazer sua aplicação da melhor forma. Continue lendo para conferir as informações que a Thony preparou!

O que é cimento branco?

Na prática, para ser reconhecido como cimento branco, o cimento deve ter 78% de índice de brancura. Essa cor é obtida a partir da matéria-prima utilizada na fabricação, que tem baixos índices de óxido de ferro e manganês.

Além da cor branca, existem outras diferenças nesse cimento para o tradicional. Uma delas é o fato de que não vai argila na composição do cimento branco e ele é menos tóxico e não-radioativo.

Existem dois tipos:

  • Estrutural: voltado para fins estruturais e arquitetônicos, podendo ser utilizados em vigas e colunas;
  • Não estrutural: não é utilizado para fins arquitetônicos, somente para rejunte de cerâmicas e outros acabamentos.

Vantagens dessa opção

Uma das principais vantagens da utilização do cimento branco é o fato de poder economizar em produtos para o acabamento das construções. Isso acontece justamente pela cor ser mais clara, proporcionando um ótimo resultado estético – sem contar que ele pode ser usado já com outras cores, através do uso de pigmentações.

Consequentemente, acontecem duas coisas ótimas: a economia financeira por não ter que investir tanto em materiais para acabamento e economia de tempo, pois essa etapa não é mais necessária.

Além disso, conta com os fatores de impermeabilidade e durabilidade. Dessa forma, tem tempo de vida útil maior que dos outros materiais.

Quando usar cimento branco?

O cimento branco é muito versátil! Pode ser usado normalmente para projetos arquitetônicos e construção de estruturas, mas também pode ser usado em decorações, esculturas, revestimentos e acabamentos.

Um ótimo uso é nas estruturas com maior nível de detalhamento, já que o material é mais delicado e fino. Pilares trabalhados e peças pré-moldadas podem ser bem atendidas pelo cimento branco!

Dicas para usar esse cimento

Assim como qualquer outro material, o cimento também exige alguns cuidados para sua melhor utilização. São eles:

  • sempre siga a recomendação do fabricante para fazer a mistura correta do cimento, garantindo sua durabilidade e evitando o aparecimento de bolhas e manchas durante a aplicação;
  • por ser branco, você também pode aplicar o cimento já pigmentado com outras cores. O cuidado é apenas em relação ao ambiente, para não manchar locais que você não queira a cor, e também usar a quantidade recomendada de pigmentação.

Ademais, na Thony Ferragem você pode encontrar as melhores marcas de cimento branco do mercado. Confira a loja virtual e garanta a melhor matéria-prima para construir a casa dos seus sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *