Banheiro, Faça Você Mesmo

Barra de apoio para banheiro: como escolher e instalar

Você sabia que o local de maior ocorrência de quedas domésticas é o banheiro? Isso acontece por se tratar de um espaço em geral com piso escorregadio. Além disso, geralmente é utilizado sem supervisão de outras pessoas. Por isso, é super importante a instalação de barra de apoio para banheiro, principalmente no caso de moradores com dificuldades de mobilidade.

A instalação desses itens de segurança em geral é bastante simples. Porém é preciso estar atento sobre algumas características das barras, além da altura e distância de instalação recomendadas.

Pensando nisso, selecionamos aqui algumas informações que podem ser úteis na hora de deixar o banheiro mais seguro. Confira as dicas que selecionamos sobre como escolher e instalar barra de apoio. E lembre-se que você pode encontrar esses itens no site da Thony e também nas lojas da Thony em Porto Alegre.

barra de apoio para banheiro
Barra de Apoio para Banheiro diversos tamanhos, clique no link para ver mais.

COMO ESCOLHER BARRA DE APOIO PARA BANHEIRO

Antes de definir o local correto para instalação das barras, é importante que você saiba como escolher o produto adequado. Para tanto, a norma técnica NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos – estabelece critérios e parâmetros técnicos que devem ser considerados no momento de construção, instalação ou adaptação de espaços. O objetivo é dar – com segurança – condições de mobilidade e autonomia para pessoas com diferentes tipos de limitação física.

Assim, de acordo com a norma, as barras devem possuir entre 3 a 4,5 cm de diâmetro. Também é preciso verificar se suportam até 150kg e se oferecem uma distância mínima de 4 cm entre a base de suporte (parede) e a face interna da barra. E se for fabricado em metal é preciso analisar se o produto é resistente à corrosão.

Vale lembrar que tais características são exigidas pela norma técnica. Uma vez que você observa tais aspectos, está garantindo mais segurança para a pessoa que irá utilizar a barra de apoio.

EM QUAL ALTURA INSTALAR A BARRA?

Primeiramente, verifique a posição dos tubos elétricos ou hidráulicos dentro da parede. Essa providência é fundamental para você ter certeza de que, ao furar a superfície, não estará atingindo nenhum cano ou tubo.

Quanto à posição, de acordo com a NBR 9050, próximo ao vaso sanitário devem ser instaladas barras horizontais e de transferência (com cerca de 80 cm cada), que por sua vez devem estar a 75 cm do chão

altura da barra de apoio no banheiro

Já na área do box, recomenda-se instalar uma barra de apoio reta (com 70 cm aproximadamente) e outra barra angular em forma de L, com as mesmas medidas.

altura da barra de apoio na área do box

Vale lembrar que tais indicações, descritas na norma, devem ser seguidas à risca em ambientes comerciais. Na residências, os parâmetros servem para auxiliar na melhor posição, porém o mais importante é que a instalação seja feita visando o conforto da pessoa que irá fazer uso da barra de apoio para banheiro.

E então, o que você achou das recomendações que reunimos aqui? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Suporte de televisão: qual a posição ideal para instalar?.

** Imagem de topo via mrsiraphol / Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *