Organização

Como organizar brinquedos em casa: 5 dicas para deixar tudo em ordem

Se você tem crianças em casa, os brinquedos são um elemento importante e inevitável no cotidiano. Você sabe disso, assim como também já deve ter percebido que o armazenamento desses objetos pode facilmente sair de controle caso não exista um plano de como organizar brinquedos em casa. Em tempos de quarentena então, onde é preciso administrar o espaço de convivência com maestria, tudo tende a ficar mais complicado. 

Assim, se você está tentando criar uma forma de deixar o espaço das crianças menos tumultuado, aqui estão algumas estratégias de como organizar brinquedos em casa. As dicas vão desde sugestões para diminuir a bagunça, até formas de fazer com que os pequenos participem do processo de arrumação de uma forma mais divertida!

DICAS DE COMO ORGANIZAR BRINQUEDOS EM CASA

1) Reserve um tempo para avaliar os brinquedos

Reserve um momento para pensar sobre o que é importante para você em relação aos brinquedos em sua casa. Você tem preferências sobre os tipos de brinquedos com os quais seus filhos estão brincando? Quer incorporar brinquedos educativos? Qual é o seu limite de brinquedos “demais”? Será que algumas coisas não podem ser doadas?

cestos para brinquedos
(Imagem Via)

Essas perguntas podem parecer sem muita importância, mas são extremamente úteis para determinar o espaço que você tem disponível para armazenar todos os itens existentes. Caso o volume seja muito grande, talvez seja a hora de fazer uma limpa e passar alguns brinquedos adiante.

2) Delimite um espaço

Dispor de um “quarto de brinquedos” é realidade para poucas famílias. Por isso, é legal pensar em um espaço, geralmente no quarto da própria criança, que consiga armazenar todos os brinquedos de uma forma organizada. Nesse sentido, nichos, prateleiras, caixas organizadoras e cestos são boas opções de armazenamento.

prateleiras e nichos para brinquedos
(Imagem Via)

Um ponto bacana de delimitar um espaço específico para os brinquedos é que acaba servindo como um alerta para excesso de objetos. Ou seja, quando não houver mais espaço para guardar, significa que é hora de doar algumas coisas.

3) Deixe que as crianças participem da arrumação

Ajude as crianças a se conscientizarem do que possuem, envolvendo-as no processo de decisão sobre onde cada coisa pode ser guardada. Seguir os critérios dos pequenos sobre a organização é uma das melhores formas de manter tudo arrumado.

4) Crie uma rotina de organização

É importante colocar a organização na rotina das crianças e incluir a tarefa de guardar os brinquedos ao final do dia. Caso exista o hábito de espalhar brinquedos pela casa, você pode destinar um cesto para que a criança reúna tudo ali ao final de cada dia. 

cestos para brinquedos
(Imagem Via)

Dependendo da faixa etária você pode inclusive criar algumas regras para brinquedos que não forem guardados, tirando-os de circulação. O mais legal é que, quando você resolver trazer de volta o brinquedo para a rotina, provavelmente seus filhos brincarão com ele com aquele entusiasmo de novidade.

5) Aposte em uma decoração clean

Lembre-se que durante grande parte do dia os brinquedos compõem o ambiente do quarto das crianças. Assim, procure não carregar muito na decoração e opte por elementos livres do excesso de informação. A poluição visual pode deixar a criança agitada e dificultar o seu processo pessoal de organização.

decoração clean quarto infantil
(Imagem Via)

E então, o que você achou das dicas que compartilhamos aqui? Aproveite as sugestões para conhecer as opções de prateleiras, nichos e caixas organizadoras disponíveis no site e também nas lojas da Thony em Porto Alegre!


* Confira também aqui no blog o post Paredes geométricas: 15 ideias para transformar ambientes.

** Imagem de capa via FreePik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *