Reforma e construção

Como impermeabilizar parede?

Como impermeabilizar parede? Esta é uma dúvida frequente de nossos clientes quando notam problemas, mofo e infiltrações na estrutura de casa.

A impermeabilização é importante justamente para proteger a estrutura da casa de fluidos e umidade que vêm do banheiro, das pias, da limpeza e até da chuva.

Porém, o que muita gente esquece é que o ideal é impermeabilizar a parede no momento da construção, como uma ação preventiva. Depois que os problemas de infiltração já estão instalados, fica mais difícil de resolvê-los.

Então, tenha isso em mente na hora da construção ou reforma da casa e dê uma atenção especial à etapa de impermeabilização!

Como impermeabilizar parede na fase de construção?

Primeiramente, peça ajuda de um profissional para fazer este processo, ok? Para ser efetiva, a impermeabilização de parede exige o conhecimento de algumas técnicas específicas.

Impermeabilizar parede na fase de construção consiste basicamente em adicionar produto impermeabilizante na argamassa que vai no reboco. 

Por isso, é importante que um profissional faça essa mistura já na hora do preparo da massa, tendo cuidado para equilibrar as proporções corretas de argamassa e aditivo.

Um alerta importante é ter bastante cuidado também na hora da compra do material impermeabilizante. Tem vários subtipos disponíveis no mercado, então você deve ler bem as especificações para encontrar o produto específico.

→ Dica da Thony: o impermeabilizante Vedacit é um produto desenvolvido especialmente para assentamentos de alvenaria e argamassas de revestimento em pisos e parede. Ideal para uso na fase de obras da casa!

Como impermeabilizar parede já formada?

Se a impermeabilização não foi bem feita na fase de construção (ou mesmo se essa etapa foi pulada), calma que ainda tem solução!

Pode dar um pouco mais de trabalho impermeabilizar parede já formada, mas o resultado também é bem satisfatório.

O primeiro passo é identificar exatamente de onde vem a infiltração. Muitas vezes, a umidade ou mofo se manifesta em um ponto da parede, mas o problema tem origem em outro lugar. Então, conte com a ajuda de um profissional técnico novamente! 

Depois, você precisa retirar a pintura e o reboco para deixar a alvenaria exposta e selar as fissuras. Aqui indicamos utilizar um produto de resina acrílica como Hydronorth.

Com as fissuras seladas, é hora de adicionar outro produto impermeabilizante no chapisco e aplicá-lo na parede com rolo de pintura. Para finalizar, coloque mais aditivo impermeabilizante na argamassa e aplique o reboco final.

Nesta fase final, use de novo um produto específico para misturar na argamassa (incluindo o chapisco), como o Vedacit ou o Selamix.

E aí, o que achou das dicas? Pronto para começar a impermeabilizar a parede e deixar sua casa livre de infiltrações, mofo e umidade?

*Caso você ainda tenha dúvida sobre o tipo de produto mais adequado, confira também aqui no blog o post Qual o melhor material para impermeabilização?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *