Faça Você Mesmo

Como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil

A substituição de fechadura pode ser um reparo que acontece com frequência na casa. Seja porque acontece algum problema no mecanismo ou pela simples vontade de trocar a fechadura por outra mais moderna. Assim, aprender como trocar fechadura pode ser algo bastante útil.

Primeiramente, ou seja, antes de colocar a mão na massa, procure ver com atenção qual é a marca da fechadura que você pretende trocar. Geralmente essa informação consta na testa da fechadura, que é aquela que fica presa na lateral da porta, sabe? Caso não seja possível identificar, procure na chave. Embora você não precise substituir a peça por um modelo idêntico, saber a marca e as características ajuda na escolha de uma nova fechadura que se encaixe perfeitamente no local.

E então, vamos conferir como trocar fechadura de um jeito rápido e fácil? Confira as informações que selecionamos!

Passo a passo de como trocar fechadura

1) Retire a testa da fechadura

A testa da fechadura é a parte que fica na lateral da porta. Geralmente essa parte é presa por dois parafusos. Para realizar esse procedimento você vai precisar de uma chave Philips ou chave de fenda.

2) Solte a maçaneta

Para soltar a maçaneta você vai precisar de uma chave Allen. Essa ferramenta é também conhecida como chave hexagonal devido ao formato de sua extremidade. É com ela que você consegue apertar ou soltar parafusos com sextavados internos.

3) Retire as rosetas

As rosetas são aquelas partes, geralmente redondas, que envolvem o trinco. Os parafusos delas podem ficar ou não visíveis. Caso não estejam visíveis, basta soltar a placa com auxílio de uma chave de fenda. Depois é só desparafusar e retirar essas partes também. Ah, é importante que você solte todos os parafusos com cuidado para não perdê-los.

4) Retire o trinco e o miolo

Para retirar o trinco e o miolo basta puxá-los. Se estiver um pouco presos e a retirada for difícil, dê batidas de leve com o auxílio de um martelo.

5) Retire a máquina

A retirada da máquina pode exigir um pouco mais de esforço. Isso porque ela pode estar enferrujada ou emperrada devido à ação do tempo. Se isso acontecer, use uma chave de fenda na parte lateral para fazer uma espécie de alavanca e facilitar a retirada.

Agora que você já conseguiu retirar a fechadura, o ideal é que você leve a máquina junto até a loja em que irá fazer a compra da peça nova. Dessa forma é mais fácil comprar uma fechadura que se adapte perfeitamente. Aí, tendo em mãos a nova, é só fazer a montagem seguindo a orientação da embalagem.

Viu só que o passo a passo de como trocar fechadura é relativamente fácil? Aliás, já que estamos falando sobre fechadura, você já ouviu falar em fechadura digital? Sabia que essa pode ser uma ótima opção para a entrada da sua casa? Aproveite para conferir o produto na loja virtual da Thony ou visite nossas lojas em Porto Alegre para mais informações.


* Confira também aqui no blog o post Fechadura Digital: as vantagens em relação às fechaduras tradicionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *