Varanda e sacada

Horta na varanda: ideias para fazer a sua

Não importa se você mora em um apartamento ou em uma casa pequena. Isso porque a horta na varanda é uma ótima solução para aqueles que desejam ter temperos frescos ! Além de ter tudo ao alcance, também é uma forma de economia.

Ademais, a sustentabilidade é um tema que recebeu uma maior seriedade da população nos últimos tempos e inspirou as pessoas a sempre optarem pelo que é natural.

Além de promover os bons hábitos na vida cotidiana, o morador terá a oportunidade de fazer uma decoração harmônica e vivaz.

Nos tópicos a seguir exploraremos mais sobre esse assunto e daremos algumas dicas que ajudarão a tornar real esse objetivo. Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

As vantagens de ter uma horta na varanda

A horta na varanda é uma opção atrativa e prática àquelas pessoas que gostam de preparar as próprias refeições do dia e desejam apostar na decoração sustentável a fim de ter uma casa alinhada ao seu estilo de vida.

Apesar dos temperos e hortaliças não apresentarem preços elevados nos centros de compra, o cultivo deles no lar engaja o morador a reduzir a quantidade de lixo. Por outro lado, também ajuda a degustar de comidas sem a presença de agrotóxicos ou contaminações.

Além disso, aqueles que não têm a oportunidade de estar perto da natureza, devido a correria da rotina na cidade, terão a chance de fazer essa conexão com o verde na volta à residência após um dia agitado. É uma atividade que alivia o estresse e garante o bem-estar.

As principais ideias para construir uma horta na varanda

Antes de criar sua horta da varanda, não esqueça dos cuidados que as plantas e hortaliças precisam ter. Disponha de materiais adequados para cultivo e manutenção, opte por vasos que facilitam a drenagem e coloque-as em lugares estratégicos, no intuito delas terem contato com o sol e não serem prejudicadas pelos ventos fortes.

Agora que você já está ciente, confira abaixo alguns ideias de decoração que deixarão sua casa ainda mais bonita.

Horta vertical

Opção ideal aos que moram em apartamentos, o morador pode investir em painel de madeira, jardineiras ou paletes para fixar as plantas nas paredes da varanda. É ótima forma de deixar essa parte da casa mais aconchegante quando quiser ler, conversar com alguma visita ou simplesmente relaxar.

Vasos em sapateira ou outros objetos

Outra forma criativa de aproveitar a parede da varanda e ressignificar alguns objetos e utensílios. Tais quais o cano de PVC, as garrafas pets e um dos mais charmosos de todos que é a sapateiras de tecido.

Além disso, é possível também optar por uma de madeira e usar canecas, xícaras, latas metálicas e demais potes na função vasos.

Bandejas removíveis

É necessário que as plantas da sua horta na varanda peguem 4 horas de sol por dia. Como forma de trazer uma solução prática para essa situação, você pode colocá-las em potes de vidros e apoiá-los em estruturas que tenham bandejas removíveis.

Não esqueça de conferir os aspectos delas e regar as plantas ao acordar e no fim da tarde.

Durante a leitura deste artigo você conheceu a importância de ter uma horta na varanda e conferiu algumas ideias para começar a fazer uma. Portanto, siga nossas dicas e deixe sua casa cheia de vida e alegria.

Então, continue conosco e leia este conteúdo que mostra 5 truques para cuidar das plantas antes de viajar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *