Dicas

7 dicas para reduzir a umidade dentro de casa

As semanas de chuvas intermináveis são comuns no inverno e trazem com elas a umidade que invade os ambientes da casa. Além das paredes e pisos que podem ficar úmidos e escorregadios, a condição climática também propicia o aparecimento de mofo e bolor, principalmente dentro dos armários e gavetas.

Fazer com que a chuva cesse não é possível. Mas dá para reduzir a umidade dentro de casa com algumas dicas simples. Além disso, alguns produtos específicos também dão uma ajudinha extra nessa tarefa! Confira as dicas que a Thony selecionou e mande a umidade para longe!

reduzir a umidade armários

Como reduzir a umidade nos ambientes

1. Abrir portas, janelas e armários é importante para arejar os ambientes. Nos dias de sol, deixe os cômodos abertos durante o máximo de tempo possível. Nos dias úmidos, abra somente pelo tempo suficiente para fazer o ar circular e depois feche para evitar que mais umidade entre em casa.

2. Outra ideia é usar aparelhos que exercem a mesma função de uma janela aberta. O principal deles é o desumidificador. Na falta dele, você pode fazer uso até mesmo de um ventilador para acelerar a secagem do banheiro, por exemplo.

desumidificador
Termoventilador com função aquecedor, circulador e desumidificador. Clique no link para ver mais.

3. Ainda sobre o banheiro, que costuma ser o ambiente mais úmido da casa, evite fechar a porta logo após o banho. O melhor é deixá-la aberta para o vapor sair do ambiente. Evite também deixar toalhas molhadas dentro do banheiro.

4. Lembre-se também de conferir o exterior da casa. Calhas entupidas e telhas quebradas podem fazer com que água se acumule onde não deve. O que resulta em mais umidade passando através das paredes.

5. Nos armários e gavetas faça uso de produtos específicos para reduzir a umidade. Os desumidificadores podem ser dispostos em gavetas e nos armários vale contar com os modelos feitos para serem pendurados no cabide.

antiumidade anti mofo
Jimo antiumidade cabide, Ordene desumidificador para armário e Jimo antiumidade compact, clique nos links para ver mais.

6. Caso manchas de umidade comecem a aparecer nas paredes, o primeiro passo é retirar as partes mofadas. Para isso, use uma mistura de água potável com água sanitária. Só depois, quando o tempo estiver mais seco, considere uma nova pintura.

7. Outro sintoma da umidade são as bolhas de infiltrações nas paredes. Para reverter essa situação, quando o clima estiver propício, aplique nas paredes tintas impermeabilizantes.


* Confira também aqui no blog o post Toalheiro térmico: 5 motivos para ter um em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *