Condomínios

Economia no condomínio: 9 ideias para reduzir a conta de água

Gerar economia no condomínio é o sonho de todo síndico e, é claro, dos condôminos também. Nesse sentido, a conta de água pode ser um bom começo para quem deseja dar início à redução de despesas.

Afinal na maior parte dos condomínios as contas de água e de energia elétrica costumam responder por cerca de 20% do orçamento, representando o segundo de maior peso e perdendo apenas para a folha de pagamento.

A boa notícia é que para gerar economia no condomínio através da redução do consumo de água não é preciso ficar restrito a grandes obras e investimentos a longo prazo. Aliás existe uma série de pequenas medidas, fáceis de implementar e que podem fazer uma super diferença no final do mês!

Como reduzir a conta de água e gerar economia no condomínio

1) Cubra a piscina

A cobertura com uma lona reduz a evaporação em até 90%. Uma piscina de tamanho médio exposta ao sol, perde cerca de 3,8 mil litros por mês por evaporação natural, volume suficiente para o consumo de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio. 

Vale lembrar que cascatas, borda infinita e outras peças que causam a agitação da água aumentam o contato com o ar e provocam ainda mais evaporação. Procure não utilizá-las em dias de muito calor.

O cloro em excesso pode colaborar igualmente para a perda por evaporação. Assim verifique sempre se a quantidade usada para o tamanho da piscina está correta e confira aqui como cuidar da piscina do condomínio.

2) Apele para a vassoura

Usar a vassoura para varrer a calçada, e não a mangueira, gera uma economia de 279 litros a cada 15 minutos. Quando a lavagem é inevitável, as lavadoras de alta pressão são uma alternativa eficiente: enquanto as mangueiras gastam em média 19 litros por minuto, as lavadoras reduzem o consumo para 5 litros no mesmo período. 

3) Abandone a mangueira

Molhar as plantas com um regador gera economia de 96 litros de água a cada 10 minutos. O ideal são os regadores que possuem um arejador no bico, com diversos furos. Isso reduz o consumo e certamente espalha melhor a água. Se não for possível o uso do regador, instale um esguicho revólver na mangueira, evitando o desperdício quando a água não está sendo utilizada.

regas jardim condomínio

4) Cheque os vazamentos

Peça para o zelador ou profissional responsável fazer inspeções periódicas para checar se há vazamentos de água no prédio: as contas do condomínio podem diminuir até 20%.

5) Lave o carro a seco

Se o prédio tem espaço para lavar o carro (e permite essa prática) opte por produtos que dispensam o uso de água e que podem ser usados dentro do próprio estacionamento. É possível limpar o automóvel sem uma gota de água.

6) Otimize os recursos hídricos

Regue os jardins de manhã bem cedo ou à noite, para reduzir a perda por causa da evaporação, principalmente no verão. No inverno, em períodos mais frios, também é possível regar o jardim em dias alternados, pois a perda de água das plantas é menor. 

7) Troque os vasos sanitários

Se o seu prédio é antigo, vale trocar os vasos das áreas comuns e unidades: os modelos com caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros por descarga.

Vale lembrar que tubos extensivos antigos também costumam ser uma fonte comum de vazamento, devido ao ressecamento do material. Confira no link o vídeo que mostra como substituir um tubo extensivo.

8) Faça campanhas de conscientização

A redução do consumo de água pode ser obtida por meio de um programa de conscientização dos condôminos. Levar a questão para a reunião de condomínio, espalhar cartazes e fazer uma campanha efetiva pode auxiliar na mobilização dos moradores.

9) Use dispositivos inteligentes

Existe uma série de produtos no mercado que ajudam na redução do consumo de água. Adote nas áreas comuns do condomínio e incentive os condôminos a usarem arejadores de torneiras, restritores de vazão e outros itens que, além de serem fáceis de instalar, possuem valor acessível.

E então, curtiu as dicas para gerar economia no condomínio a partir da redução do consumo de água? Aproveite e passe em uma das lojas da Thony para conhecer os produtos que podem auxiliar na economia de água e pegue mais dicas com a nossa equipe de vendas!


* Confira também aqui no blog o post Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *