Reforma e construção

Efeito cimento queimado: dicas e truques!

O efeito cimento queimado está com tudo na decoração de interiores, sendo aplicado em no revestimento de parede, piso, teto e bancadas em residências e estabelecimentos comerciais.

É uma tendência moderna que chegou para agregar elegância e sofisticação a qualquer ambiente, em contraponto ao seu antigo uso em estéticas mais rústicas.

Além do charme na decoração, o efeito cimento queimado alia alta resistência e durabilidade, demandando menos cuidado e manutenção.

Efeito cimento queimado: quais os materiais necessários?

Está decidido a apostar no efeito cimento queimado? Então, antes de tudo, confira se você tem os materiais necessários para a aplicação:

Caso esteja faltando algo, corre no site da Ferragem Thony para adquirir tudo que você precisa para aplicar o efeito cimento queimado!

Efeito cimento queimado: truques e cuidados na aplicação

Antes de começar a aplicação, prepare bem a superfície que vai receber o revestimento. Deixe-a livre de sujeira, mofo, umidade e ranhuras para garantir um bom acabamento final.

Além disso, aplique fita crepe nas extremidades para proteger interruptores, tomadas e evitar manchas em outras paredes, no teto e no chão.

Depois, prepare o material (massa e cimento) e, usando pincel, rolo ou desempenadeira, aplique diretamente na superfície.

Tente pressionar firmemente a ferramenta contra a superfície com movimentos circulares para garantir maior aderência do material e mais brilho no resultado final.

Por fim, espere cerca de quatro horas para a segunda demão. Tenha o cuidado de verificar se a primeira camada secou completamente antes de aplicar o produto novamente.

Ideias de decoração com efeito cimento queimado

Pronto, agora sua superfície com efeito cimento queimado está pronta para ser decorada!

Uma dica bacana é adicionar um pouco de cor e brilho no ambiente para contrastar com o cimento, que é naturalmente um material mais escuro e sóbrio.

Tons de amarelo, verde, vermelho, azul e rosa claro ficam lindos. Você pode investir em móveis coloridos, almofadas, quadros, estantes, plantas e folhagens… Existe uma infinidade de possibilidades.

E o melhor é que o efeito cimento queimado é muito versátil e combina com diferentes estilos.

Decoração rústica

Combinando elementos de madeira crua e ferro (mesas e cadeiras, sofá, forro do teto), além de plantas com tronco aparente, o efeito cimento queimado complementa bem um visual rústico.

Fica ótimo em ambientes mais amplos, como lofts e mezaninos, que permitem maior difusão da luz e favorecem a luminosidade.

Decoração moderna/clean

O efeito cimento queimado também cai bem em ambientes modernos e sofisticados, justamente por conta do visual discreto do material.

Ou seja, na sala de estar, os móveis e tapetes seguem a mesma paleta de cores e não produzem grande contraste com o cimento queimado, deixando o visual mais clean.

Decoração industrial

Uma das melhores combinações para o efeito cinza queimado é com elementos do estilo industrial, caracterizado por objetos como luminárias de cobre, detalhes metálicos, cabos e fiação aparente.

Sendo assim, para suavizar o visual, vale usar tons mais claros e neutros, como o branco e o rosa claro.

Decoração retrô

Por fim, os objetos retrô são outra alternativa muito interessante para decorar sua parede com efeito cimento queimado. 

Por isso, vale usar elementos arredondados (como o espelho e a cuba da imagem a seguir), tons pastel e cobre e elementos suaves como flores e vasos. 

O resultado é uma decoração elegante e delicada!

Então, gostou das dicas para usar o efeito cimento queimado na sua casa? 
Agora é hora de colocar a mão na massa e renovar seu lar! Conte com a Ferragem Thony!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *