Organização

Como organizar despensa: 5 dicas para facilitar o dia a dia

No que diz respeito ao design, a despensa muitas vezes é um local esquecido. Afinal, na hora de guardar mantimentos, o visual não costuma ser uma prioridade. Acontece que, quando os espaços são eficientes e esteticamente agradáveis de olhar, é mais fácil sentir-se inspirado a deixar tudo em ordem. É por isso que vamos falar hoje sobre como organizar despensa de um jeito simples e prático.

Além disso, você vai ver que a organização pode trazer mais praticidade e até economia na compra de mantimentos, uma vez que é mais fácil perceber seus hábitos de consumo e evitar desperdícios. Confira abaixo as dicas que selecionamos e as sugestões de acessórios – disponíveis das lojas da Thony – que ajudam na hora de ganhar mais espaço nos armários!

5 DICAS DE COMO ORGANIZAR DESPENSA

1) Realize uma limpeza prévia

É hora de deixar a preguiça de lado. Para manter as coisas organizadas não há como fugir de uma limpeza prévia. Portanto, tire todos os mantimentos do armário, verifique o que está na validade e faça os descartes necessários.

despensa organizada dicas
(Imagem Via)

O legal desse procedimento é que você consegue perceber quais itens não deve comprar novamente, uma vez que acabam não sendo consumidos. Para manter sua despensa em perfeitas condições, gaste alguns minutos a cada semana realizando essa inspeção de rotina.

2) Separe em categorias

A ideia de ter seus mantimentos organizados não é só uma questão estética: também tem o objetivo de tornar o tempo gasto na cozinha significativamente mais produtivo. É exatamente por isso que saber como organizar despensa.

Dessa forma, quase todos os itens de uma despensa podem ser divididos pelas refeições: café, almoço, jantar e lanches. Outra ideia de categorias que pode funcionar é a divisão entre alimentos enlatados, grãos e massas, farinhas, temperos e lanches diversos.

organizador com trava
Organizador com Trava, clique no link para ver mais.

Caso não disponha de áreas no armário para todas as categorias, utilize cestos de cores diferentes (ou com etiquetas) para manter os itens agrupados.

3) Amplie o espaço nos armários com organizadores

Um dos segredos de como organizar despensa e fazer com que cada coisa tenha um lugar certo. Mas, quando você tem poucos armários, ou quando eles são pequenos, como faz para organizar tudo? Os organizadores de armário, projetados para ampliar espaços, podem ser a resposta. 

organizador para armário
Organizador para Armário, clique no link para ver mais.

Esse tipo de organizador cria uma prateleira que permite o armazenamento de produtos em lugares antes não ocupados. Sem falar que dispensa o uso de parafusos ou ferramentas, pois já vem pronto para uso.

4) Invista em recipiente funcionais

O que torna uma despensa moderna e organizada diferente de qualquer armário antigo? Trocar as embalagens por potes transparentes, para armazenar grãos e outros mantimentos de grande volume, é uma das coisas que torna tudo mais organizado.

Os porta temperos transparentes, por exemplo, facilitam o armazenamento de especiarias. Uma vez que tudo fica agrupado e com fácil visualização.

5) Deixe à mostra aquilo que é mais utilizado

Coloque os ingredientes que você mais usa em um local conveniente e de fácil acesso. Afinal, para que ocupar espaço na sua despensa com um saleiro, por exemplo, quando você pode colocar ele em uma prateleira perto do fogão?

ideias para organizar mantimentos
(Imagem Via)

Aliás, prateleiras também são uma boa opção de despensa. Basta dispor os mantimentos em potes transparentes para agregar charme e praticidade à rotina na cozinha.

Agora que você já conferiu as dicas de como organizar despensa, aproveite para conhecer os itens para organização da casa disponíveis no site e nas lojas físicas da Thony em Porto Alegre


* Confira também aqui no blog o post Qual a melhor tinta para pintar azulejo? Confira as opções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *