Banheiro

Como trocar assento do vaso sanitário? Veja o passo a passo!

Tem uma hora em que você percebe que a troca do assento do vaso sanitário é inadiável, certo? Ou seja, é quando a peça quebra, racha ou descasca a pintura, prejudicando o conforto e a estética do banheiro. 

Porém, se você nunca realizou esse serviço, pode estar se perguntando como trocar assento do vaso sanitário… Será que dá para fazer sozinho?

Na verdade, fazer essa substituição é mais simples do que parece. No post de hoje, reunimos algumas dicas para você trocar facilmente o assento do seu vaso sanitário e deixá-lo com cara de novo. Confira!

1 – Retire o assento antigo

O primeiro passo para realizar a troca do assento do vaso sanitário é retirar a tampa antiga. Mas, antes de pôr a mão na massa, cuide para higienizar bem as superfícies e eliminar qualquer gotícula ou sujeira que possa haver no assento. 

Você vai ver que é super simples retirar a peça. Basta seguir estas instruções:

  • abaixe a tampa do vaso sanitário;
  • encontre as porcas de fixação na parte de trás do vaso, onde se encontram as dobradiças;
  • com a ajuda de um alicate ou de uma chave, gire as porcas no sentido anti-horário até desenroscá-las;
  • quando estiver solto, remova o assento.

Pronto, com o assento antigo removido, é só instalar uma tampa nova! O próximo passo, então, é comprar essa nova peça para seu vaso sanitário. 

2 – Escolha o novo assento

Na hora de comprar um novo assento para seu vaso sanitário, é importante ficar atento ao tamanho e ao modelo para que haja o encaixe perfeito. Por exemplo, tampas retangulares não servem em vasos no formato oval e vice-versa.

Além disso, uma dica útil é tirar fotos de vários ângulos e medir as dimensões da louça do vaso para fazer a melhor escolha na loja. Calcule as distâncias entre:

  • os dois furos na parte superior da louça;
  • os furos e a extremidade da boca do vaso sanitário;
  • as laterais da louça.

Agora, outra dica: você pode identificar o modelo do seu assento antigo e procurá-lo na loja virtual da Thony — aí, sim, você tem a garantia da compra certa!

Lembrando que existem assentos em diferentes modelos, materiais e cores, dos mais tradicionais e resistentes aos mais “simples”. Sendo assim, essa escolha também depende muito do estilo do seu banheiro.

3 – Instale o novo assento

Com o novo assento em mãos, é só fazer o passo inverso, encaixando a peça e parafusando as novas porcas na estrutura do vaso sanitário. Só tenha cuidado para não apertar demais e acabar danificando o produto.

Normalmente, as fabricantes enviam orientações para a instalação junto ao manual de instruções, então vale a pena checar para fazer tudo certinho! 

Finalizando, para deixar o assento pronto para uso, faça uma boa higiene das superfícies, removendo a fita adesiva que vem na parte de baixo. 

Então, viu como é fácil? Com o modelo de assento certo e as nossas dicas em mente, renovar seu vaso sanitário não tem mistério!

Confira também aqui no blog o post Decoração fácil: 7 jeitos de mudar a cara do banheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *