Dicas

O que fazer em Porto Alegre: 9 pontos turísticos para você conhecer

Explorar Porto Alegre é mergulhar em uma jornada repleta de história, cultura e encantos urbanos. Conhecida por seu belo pôr do sol, a capital do Rio Grande do Sul é um destino que cativa os corações dos viajantes. 

Se você está em busca de um guia para descobrir o que fazer nesta cidade cheia de personalidade, não precisa procurar mais. A Ferragem Thony, uma empresa de Porto Alegre com mais de 70 anos de tradição, reuniu uma lista com nove pontos turísticos imperdíveis! Confira as dicas que selecionamos e ótimo passeio!

(Parque da Redenção | Imagem: Fabricio Gonçalves/DEFESA CIVIL PMPA)

1) Parque da Redenção

O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção, é um dos espaços públicos mais queridos de Porto Alegre. O parque é um local de encontro, lazer, cultura e atividades ao ar livre para moradores e visitantes.

No local, existem várias opções de lazer, como o parque de diversões, os passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (onde há lojas de conveniências e lancherias), a Feira Ecológica (aos sábados pela manhã), o Brique da Redenção (aos domingos), além do Refúgio do Lago, onde estão igualmente localizadas diversas opções gastronômicas.

(Praça da Alfândega | Imagem: Cristine Rochol/PMPA)

2) Praça da Alfândega

A Praça da Alfândega é um ponto turístico e cultural, cercada por prédios históricos como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Farol Santander. Todo ano, desde 1955, é na praça que ocorre a tradicional Feira do Livro.

Após a visita à praça, a dica é percorrer a histórica Rua dos Andradas, também conhecida como Rua da Praia, a mais antiga da cidade. No seu entorno localizam-se alguns dos principais pontos turísticos, monumentos arquitetônicos e instituições culturais de Porto Alegre, como por exemplo a Igreja das Dores, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e o Museu do Trabalho, além de prédios históricos como o do Correio do Povo e o Cinema Imperial.

(Catedral Metropolitana | Imagem: Cesar Lopes/PMPA)

3) Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Localizada no centro da cidade, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre não é apenas um símbolo religioso, mas também um tesouro arquitetônico que enriquece a paisagem cultural.

A fachada da Catedral é notável por suas torres altas e esguias, detalhes ornamentais e vitrais coloridos que retratam cenas bíblicas e elementos religiosos. Seu interior é igualmente impressionante, permeado por uma atmosfera de espiritualidade e reverência, oferecendo aos visitantes um espaço de contemplação e reflexão.

Recentemente, um café foi inaugurado no pátio da catedral, onde é possível contemplar a paisagem e degustar de um delicioso menu.

(Mercado Público | Imagem: Cesar Lopes/PMPA)

4) Mercado Público

Referência na tradição e na cultura do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre é um centro de abastecimento localizado no coração da cidade.

Inaugurado em outubro de 1869, conta com mais de uma centena de estabelecimentos que oferecem uma gama diferenciada de atividades, incluindo ótimas opções de restaurantes.

O Mercado Público também é um espaço múltiplo, inclusivo e receptivo, onde ocorrem as mais diversas manifestações culturais e comunitárias da cidade. Além disso, tem uma forte ligação com as religiões de matriz africana por conta do assentamento do Bará, localizado na área central do prédio.

(Fundação Iberê Camargo | Imagem: Pedro Piegas/PMPA)

5) Fundação Iberê Camargo

Inaugurada em maio de 2008, a sede da Fundação Iberê Camargo foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos mais relevantes da contemporaneidade. 

O prédio, criado para abrigar o acervo e todas as demais atividades, possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do programa educativo, auditório, loja, cafeteria e estacionamento.

O local recebe exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades, que versam sobre a obra de Iberê Camargo e igualmente sobre temas ligados à arte moderna e contemporânea, articulando, além das artes visuais, as demais manifestações artísticas – como o cinema, a música, a arquitetura, o teatro e a literatura – e os mais diversos campos do conhecimento.

(Orga do Guaíba | Imagem Alex Rocha/PMPA)

6) Orla do Guaíba

São seis quilômetros de orla revitalizada, à beira do Lago Guaíba. Ao longo do trajeto, é possível, portanto, caminhar apreciando a bela paisagem ou aproveitar uma das 29 quadras esportivas. Afinal, atrações é o que não faltam no percurso.

As quadras podem ser utilizadas também à noite, já que o local é iluminado com lâmpadas LED e monitorado com câmeras de segurança. 

Além disso, o complexo também conta com a maior pista de skate da América Latina, com 6.268 metros quadrados, de uso livre para skatistas e patinadores.

(Casa de Cultura Mario Quintana | Imagem Joel Vargas/PMPA)

7) Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mário Quintana é um tesouro cultural localizado no centro de Porto Alegre, que homenageia a vida e a obra do poeta Mario Quintana. 

Anteriormente um hotel, onde o poeta residiu por muitos anos, o edifício foi transformado em um centro cultural que abriga uma variedade de atividades artísticas e exposições. Os espaços tradicionais da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados ao cinema, música, artes visuais, dança, teatro, literatura e realização de oficinas e eventos ligados à cultura.

(Calçadão de Ipanema | Imagem: Sérgio Louruz/Smamus PMPA)

8) Calçadão de Ipanema

Localizada na zona sul de Porto Alegre, a praia de Ipanema oferece um passeio diferenciado. Por isso, este espaço público é o ambiente perfeito para moradores e visitantes desfrutarem de vistas deslumbrantes à beira do Guaíba.

Ao longo do Calçadão de Ipanema, você encontrará uma extensa faixa pavimentada à beira da água, perfeita para caminhar, correr ou andar de bicicleta enquanto aprecia a paisagem pitoresca. 

A visão das águas calmas do lago, com suas cores em constante mudança, é uma atração por si só, especialmente durante o pôr do sol, quando o horizonte se ilumina em tons quentes e dourados.

(Parque Moinhos de Vento | Imagem: Jefferson Bernardes/PMPA)

9) Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Segundo parque mais antigo da cidade, o Parcão está localizado no bairro Moinhos de Vento, considerado um bairro nobre de Porto Alegre.

Com área total de 115 mil metros quadrados, o Parque Moinhos de Vento possui grandes áreas gramadas, perfeitas para piqueniques, jogos e atividades recreativas. Dessa forma, as árvores proporcionam sombra e tranquilidade, convidando as pessoas a relaxar, ler ou simplesmente desfrutar do ambiente tranquilo. 

As trilhas que contornam o parque são populares entre os corredores e ciclistas, bem como entre aqueles que buscam uma caminhada tranquila.

Esperamos que essas dicas tenham inspirado sua jornada por Porto Alegre! Portanto, à medida que você explora esses pontos turísticos empolgantes, não deixe de compartilhar suas experiências conosco. 

E para um toque autêntico da cultura gaúcha, convidamos você a nos fazer uma visita na Ferragem Thony. Estamos presentes em quatro pontos em Porto Alegre: nos Bairros Bela Vista, Petrópolis, Jardim Botânico e Menino Deus.  Venha desfrutar de um chimarrão conosco e conhecer nossas lojas, onde tradição e qualidade se encontram!


* Confira também aqui no blog o post Como fazer churrasco: 5 dicas para assar uma carne perfeita.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *