Conforto, Reforma e construção

O que gasta mais: ventilador ou ar-condicionado?

Nos meses mais quentes do ano, aumenta a necessidade de refrescar o ambiente e conseguir uma temperatura mais agradável. Porém, uma questão comum é: o que gasta mais, ventilador ou ar-condicionado?

Embora o conforto seja bem importante, manter as contas sob controle também é uma preocupação.

Por isso, vamos falar sobre o consumo de energia elétrica dos dois aparelhos para que você possa tomar uma decisão. Confira!

Ar-condicionado

O ar-condicionado garante um ambiente mais agradável tanto no inverno quanto no verão. Ainda assim, muitas pessoas utilizam o recurso apenas para aliviar o calor, justamente para controlar os gastos.

Porém, mesmo quando usado somente durante o verão, o equipamento tem um consumo de energia “alto”.

Ao permanecer ligado por oito horas diárias, o aparelho  pode exceder o consumo de 190 Kw/mês. Isso é mais que o dobro do chuveiro elétrico, um conhecido vilão das contas de energia.

Ventilador

O ventilador ganha vantagem no preço de compra. Além disso, também dispensar a necessidade de técnicos para instalação ou manutenção constante.

Se a preocupação é o consumo de energia, o ventilador é mais indicado. O consumo chega a ser 12 vezes menor do que o ar-condicionado. Porém, o aparelho serve apenas para resfriamento do ambiente, e em menor grau.

Ou seja, ele contribui para que o espaço fique um pouco mais fresco. Entretanto, em locais muito quentes pode não oferecer o alívio necessário.

Outra vantagem é a variedade de modelos que atendem a diferentes necessidades. Inclusive, aqui, na loja online da Ferragem Thony, você encontra ventilador de mesa, de parede e de teto.

Porém, para quem tem problemas respiratórios ou alergia à poeira, o ventilador pode não ser muito favorável. Afinal, ele ajuda a espalhar essas partículas.

Leia também: 8 dicas para reduzir a conta de luz no verão!

Climatizador

Algumas pessoas ainda contam com uma terceira opção para manter o ambiente na temperatura ideal: o climatizador.

Esse eletrônico melhora a circulação do ar em todo o espaço. Além disso, aumenta um pouco a umidade do ambiente, o que é ideal para regiões muito secas.

Em suma, o climatizador é como um meio termo entre o ventilador e o ar-condicionado. Ou seja: tanto no preço quanto nos benefícios.

Conclusão

E aí, ficou mais fácil de tomar sua decisão? Considere as necessidades dos moradores da casa e também as características da região em que vive.

Lembre: em estados muito quentes, talvez o ventilador não consiga resolver o problema. Por outro lado, é uma opção mais econômica a curto prazo.

Enfim, seja ventilador ou ar-condicionado, fica mais fácil tomar uma decisão e evitar um susto quando chegar a conta.

Então, aproveite o momento e dê uma olhada no conteúdo sobre o melhor tipo de churrasqueira e encontre informações importantes para te ajudar nessa escolha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *