Embora seja o tipo mais tradicional, a churrasqueira de tijolo à vista já não é mais a única opção no mercado. Hoje em dia, existem vários tipos de churrasqueira para você escolher o modelo que melhor se encaixa na sua casa.
No artigo de hoje, vamos falar de quatro tipos, além das suas características e vantagens para ajudar você na escolha:
- De alvenaria;
- Portátil;
- Embutida;
- Pré-moldada.
1 – Churrasqueira de alvenaria
Muito popular, o modelo de alvenaria é o tipo de churrasqueira clássica, erguida com tijolos à vista. Normalmente, ela é instalada em áreas externas, como na varanda ou na área gourmet da casa.
A churrasqueira de alvenaria é grande e geralmente ocupa a altura de uma parede. Oferece espaço para assar grandes volumes de carne e, em alguns modelos, compartimento para armazenar lenha ou carvão.
As desvantagens são o investimento alto e a limitação de espaço — ela é indicada para áreas mais amplas. Por outro lado, a churrasqueira de alvenaria tem longa durabilidade e ótima resistência ao calor.
2 – Churrasqueira portátil
Por outro lado, o modelo portátil é o melhor tipo de churrasqueira para quem procura praticidade e economia.
Confeccionada em aço, ela é desmontável, leve e resistente. Ademais, é muito fácil de transportar: você pode levar em viagens ou para a casa de familiares e amigos.
Além disso, a churrasqueira portátil não demanda gasto com obras nem instalação. Pode ser usada em casas pequenas e apartamentos.
Porém, vale tomar cuidado com o tipo de funcionamento da churrasqueira portátil. Se for a base de carvão, como a Churrasqueira Mor Araguaia disponível aqui na Thony, recomendamos assar a carne apenas em ambientes externos (ou usar coifa para o ar circular).
Lembrando que também existem modelos portáteis com funcionamento elétrico e a gás.
3 – Churrasqueira embutida
Outro tipo de churrasqueira muito indicado para quem tem pouco espaço, a churrasqueira embutida integra o projeto arquitetônico, compondo a estrutura da parede.
Ou seja, ela não fica projetada para fora como acontece com a churrasqueira de alvenaria, o que resulta em otimização de espaço e um visual discreto.
A churrasqueira embutida é uma opção excelente para áreas gourmet, cozinhas modernas e varandas.
Além de ocupar pouco espaço, as principais vantagens deste modelo são o custo mais baixo, a rapidez na montagem e a versatilidade de acabamentos.
4 – Churrasqueira pré-moldada
Para finalizar nossa lista, a churrasqueira pré-moldada é outra opção muito prática. Ela conta com uma estrutura de chaminé e coifa feita em concreto (material que absorve muito bem o calor) e já vem pronta para a instalação.
Em suma, é possível personalizar a churrasqueira pré-moldada adicionando diferentes tipos de material de acabamento: alvenaria, tijolos, plaquetas terracota, cerâmica, entre outros.
Conclusão
Então, gostou das dicas que trouxemos hoje?
Enfim, analise as especificidades dos diferentes tipos de churrasqueira, avalie seu espaço e suas necessidades e escolha o modelo que melhor atende ao que você procura.
Sempre prezando o melhor custo-benefício para você! 🙂
*Confira também aqui no blog o post sobre a churrasqueira a bafo: a opção prática para preparar alimentos.