Área externa

Como limpar churrasqueira e espetos de um jeito fácil e rápido

Na hora de assar a carne todo mundo tem uma dica para dar, não é mesmo? Aliás, aqui no blog mesmo já compartilhamos alguns truques de como fazer churrasco e acertar no preparo. Agora, quando a festa acaba e chega o momento da limpeza, nem sempre é fácil encontrar informações sobre como limpar churrasqueira e espetos.

Assim, para facilitar a etapa da limpeza, selecionamos abaixo algumas dicas sobre como limpar churrasqueira e espetos. Confira as recomendações e lembre-se que elas também ajudam a fazer com que os espetos e acessórios para churrasco durem por muito mais tempo!

como limpar churrasqueira e espetos

6 dicas de como limpar churrasqueira e espetos

1) Não deixe para amanhã

A primeira dica é não deixar a limpeza para depois. Procure limpar a churrasqueira e espetos de churrasco no mesmo dia, uma vez que a gordura é mais difícil de ser removida depois de seca.

Desse modo se não for possível fazer a limpeza no mesmo dia, pelo menos retire rapidamente o excesso de gordura dos utensílios com um papel toalha.

2) Use água quente

Na hora de lavar, não abra mão de usar água quente. É ela que irá facilitar a limpeza da tábua, grelha, espetos e talheres. Jogue a água quente por cima dos utensílios antes de iniciar a lavagem e finalize também com água quente.

3) Utilize bicarbonato se necessário

Para as sujeiras mais difíceis, você pode utilizar uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Essa solução é indicada para limpar churrasqueiras de inox e seus acessórios. Deixe os utensílios de molho na mistura por algumas horas. 

Após esse tempo a sujeira será facilmente removida, preservando a beleza do aço inoxidável da sua churrasqueira e dos acessórios.

4) Não esqueça de secar adequadamente

Outro cuidado simples, mas nem por isso menos importante, é o de secar bem todos os utensílios com um pano bem seco, ou deixá-los secar à sombra. Lembre-se também de guardar tudo em um lugar longe da umidade. Dessa forma você evita o surgimento de ferrugem na grelha e nos espetos.

5) Utilize óleo após a limpeza

Para manter as grelhas de ferro sempre com o aspecto de nova, o truque é, após a limpeza, passar óleo sobre toda a sua superfície. Isso garante que a mesma não enferruje.

6) Faça a limpeza das cinzas

No caso das churrasqueiras à gás ou de inox, remova os resíduos com a churrasqueira ainda quente. Então utilize uma esponja com detergente e com cuidado para não se queimar. No caso das churrasqueiras de alvenaria, apenas recolha as cinzas e passe uma escovinha seca para retirar os restos de alimentos grudados nas paredes.

Quando buscamos o melhor método de como limpar uma churrasqueira não podemos esquecer de dispensar os restos de carvão queimado de forma correta. Portanto armazene o carvão restante em um lugar livre de umidade.

O que você achou das nossas dicas de como limpar churrasqueira e espetos? Tem algum truque para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Conheça a churrasqueira a bafo: a opção prática para preparar alimentos.

** Imagens via Freepik e Pixabay.

1 thought on “Como limpar churrasqueira e espetos de um jeito fácil e rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *