Dicas

O que é o Xis Gaúcho e o que vai na receita?

Se você é um entusiasta da gastronomia e adora explorar sabores regionais, com certeza já ouviu falar do Xis Gaúcho. Originado no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, este sanduíche agrada aos mais variados paladares, graças à combinação inusitada de ingredientes.

Neste post, vamos desvendar os segredos desse sanduíche tão especial, além de compartilhar uma receita autêntica para que você possa prepará-lo na sua própria casa! 

Confira a receita de Xis Gaúcho selecionada pela Thony e conte com a variedade de acessórios para cozinha, disponíveis no site e em nossas lojas em Porto Alegre, para deixar o seu espaço ainda mais equipado!

O que é o Xis Gaúcho?

O Xis Gaúcho se destaca pela generosidade e criatividade na composição dos ingredientes. Sua característica mais marcante é a variedade de recheios, que podem incluir uma combinação de carnes, queijos, vegetais e molhos. Na verdade, essa liberdade na escolha dos ingredientes é o que torna cada Xis Gaúcho uma experiência única e personalizada.

A origem do Xis Gaúcho é incerta. O que se sabe é que a denominação “xis” é uma adaptação do popular “cheeseburger” norte-americano. A diferença para os sanduíches encontrados em outras partes do país é a técnica de prensar o pão, assegurando uma perfeita integração entre todos os ingredientes.

O que vai na receita do Xis Gaúcho?

Começando pelo pão do sanduíche, este costuma ter cerca de 100g e 16 cm de diâmetro. Ou seja, é quase do tamanho de um prato.

O recheio leva maionese, milho, ervilha, alface, tomate, ovo frito e queijo mussarela. Quanto ao ingrediente principal, pode-se optar pelo tradicional hambúrguer de carne, frango, bacon ou até mesmo coração de frango, além de outras alternativas mais inusitadas.

Quais os segredos do Xis Gaúcho?

De fato, o preparo do Xis Gaúcho não é complicado. Entretanto, alguns pequenos truques no preparo do sanduíche fazem com que o prato atinja um patamar de sabor e textura inigualáveis. Confira alguns deles:

  • A salada, como alface e tomate, é cortada em pequenos pedaços;
  • O ovo é preparado na frigideira, como se fosse um ovo frito;
  • O recheio principal também é feito na frigideira, e é coberto pelas fatias de queijo;
  • Após montar o sanduíche, o pão é levemente prensado, ficando assim com um aspecto de tostado.

Quais as variações do Xis Gaúcho?

Atualmente, as lancherias têm ampliado suas possibilidades, criando recheios para o xis que vão além da imaginação. Assim, quem busca alternativas de recheio, pode optar pelo X-peixe e até mesmo o  X-camarão.

Pratos tradicionais como o estrogonofe ou o X-filé à parmegiana, com molho vermelho, presunto e queijo, ganharam uma nova versão em formato de xis. 

Para os adeptos da dieta vegetariana, o X-vegetariano oferece uma combinação de salada, palmito, azeitona e variados tipos de queijo. 

Por fim, para quem gosta de misturar sabores doces e salgados, a pedida é o X-califórnia: um surpreendente mix de lombo, pêssego, abacaxi e figo, uma verdadeira explosão de sabores para encerrar a refeição.

Como fazer o tradicional Xis Gaúcho em casa? Confira o passo a passo

Ingredientes:

  • 1 pão de xis (ou pão de hambúrguer grande)
  • Maionese, ketchup e mostarda
  • 2 colheres (sopa) de milho
  • 2 colheres (sopa) de ervilha
  • 120 gramas de carne bovina cortada em tiras
  • 2 fatias de queijo
  • 1 ovo
  • Alface e tomate

Modo de preparo:

  1. Aqueça uma frigideira com uma pitada de óleo e cozinhe a carne até atingir o ponto desejado. Não se esqueça de temperar a gosto e adicionar duas suculentas fatias de queijo por cima.
  1. Em outra frigideira, de tamanho reduzido, frite o ovo até que a clara esteja firme e a gema no ponto de sua preferência. Reserve.
  1. Divida o pão ao meio e distribua generosas porções de maionese, ketchup e mostarda em ambas as metades.
  1. Em uma das partes do pão, disponha a ervilha, o milho, o queijo, a carne preparada, o ovo , o tomate e a alface. Complete com a outra metade do pão.
  1. Reaqueça a frigideira e delicadamente coloque o Xis Gaúcho nela. Utilize uma espátula e pressione levemente o sanduíche. Vire o Xis e repita o processo do outro lado, garantindo dessa forma que o pão fique com o aspecto tostado.

Seguindo estes passos, você estará prestes a desfrutar de um autêntico e delicioso Xis Gaúcho, portanto pronto para conquistar seu paladar com sabores inesquecíveis!

Curtiu as dicas que a Thony preparou para você? Quer ver mais temas como este por aqui? Deixe sua sugestão nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post 5 dicas para assar uma carne perfeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *