Iluminação

Qual melhor tipo de condulete? Veja dicas de instalação elétrica aparente

As vantagens de utilizar uma instalação elétrica aparente dentro de casa vão desde a praticidade da instalação até a variedade de cores e modelos disponíveis. E é justamente essa diversidade que deixa muitas pessoas em dúvida sobre qual melhor tipo de condulete, eletroduto e conector utilizar no projeto.

É por isso que selecionamos algumas informações que podem ajudar você na hora de optar pelo tipo de condulete e outros produtos que compõem um sistema de instalação elétrica aparente. Confira as dicas que selecionamos!

COMO ESCOLHER O TIPO DE CONDULETE, ELETRODUTO E CONECTOR?

Produtos como conectores, caixas conduletes e eletrodutos são fundamentais para qualquer instalação elétrica. Principalmente quando falamos das aparentes, que são bastante utilizadas nos projetos com decoração de estilo contemporâneo.

Assim, como é possível encontrar tais itens em diversos materiais, a primeira questão na hora de escolher o melhor tipo de condulete e afins é a composição do produto. Via de regra, os componentes podem ser feitos de aço galvanizado, alumínio ou PVC.

Existem algumas características que fazem o PVC ser mais recomendado para uma instalação elétrica que o aço galvanizado e o alumínio. A primeira delas é a segurança: o material é isolante, não conduz eletricidade e é igualmente resistente a possíveis impactos.

Além disso, a facilidade na instalação é outra vantagem neste tipo de condulete. O PVC permite que todo o processo seja feito através de encaixe, o que torna a atividade do instalador muito mais simples e rápida.

4 DICAS ANTES DE FAZER UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA APARENTE

1. Crie um layout detalhado

Leve em consideração particularidades como a disposição das tomadas e a posição dos móveis. Ou seja, faça um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Assim deve haver um planejamento que pense na quantidade de pontos que devem existir e onde serão instalados. 

2. Avalie os custos

Em um primeiro momento, a instalação elétrica aparente pode parecer mais cara que a tradicional. Mas para chegar a essa conclusão é preciso colocar todos os custos no papel. Lembre-se sobretudo que, apesar dos gastos com eletrodutos e outros tipos de condulete, é possível economizar com gesso ou drywall, entre outros materiais – além de economizar na mão de obra.

como escolher tipo de condulete
Conduletes e eletrodutos Inpol, clique no link para ver mais.

3. Considere a manutenção

O ideal é que a instalação elétrica aparente não seja utilizada em locais que tendem a acumular muita poeira. Considere portanto que a tubulação poderá exigir pelo menos uma limpeza semanal.

4. Busque referências 

Nada como uma boa inspiração, não é mesmo? Assim, buscar referências sobre instalação elétrica aparente é uma boa forma de ver o que pode funcionar para o seu espaço. No Pinterest da Thony, por exemplo, você encontra diversas inspirações que podem influenciar suas decisões. Dessa forma, reúna suas imagens favoritas e compartilhe com os profissionais responsáveis pelo projeto. 😉

E então, o que você achou das informações que selecionamos? Nossa última dica é que no site e nas lojas da Thony você encontra a linha de conduletes da INPOL. Além disso, nossa equipe pode auxiliar na escolha do melhor tipo de condulete e outros produtos para instalação elétrica. Acesse nosso site ou visite nossas lojas!


* Confira também aqui no blog o post Tubulação elétrica aparente: como usar eletrocalha na decoração.

** Com informações de INPOL Polímeros.

*** Imagem do topo via Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *