Conforto

O que é melhor: ventilador ou climatizador?

Seja na hora de reformar a casa ou preparar o ambiente para a chegada do verão, muitos pensam o que é melhor: ventilador ou climatizador?

Essa dúvida é bastante corriqueira e as pessoas querem comparar as vantagens e desvantagens desses dois produtos.

No intuito de fazer um bom investimento em um dos itens, alguns fatores devem ser levados em consideração no momento da compra.

Afinal, é interessante focar naquela solução que trará conforto e garantirá seu bem-estar dentro da sua residência.

As vantagens do ventilador

Conhecido por ser a opção mais popular aos que querem amenizar o calor no ambiente, o ventilador sempre foi visto como uma solução de ótimo custo comparada ao ar-condicionado e até mesmo ao climatizador.

Sua fama incentivou as fábricas a investirem em outros modelos atrativos. Por exemplo, o de mesa, teto, parede e até alguns que dispõe da função repelente.

Toda essa variação ajuda deixar o espaço escolhido bem ventilado e garante um baixo consumo de energia

As vantagens do climatizador

Para saber o que é melhor ventilador ou climatizador, é necessário que o morador leve em consideração o clima. Se for seco, os climatizadores ajudam a umidificar o ar e deixar o ambiente mais prazeroso.

Essa sensação agradável ocorre pelo processo que resulta da evaporação da água. Se você segue uma vida sustentável, alguns modelos trazem a possibilidade de utilizar a água da chuva no reservatório do aparelho. 

Também é uma ótima solução aos que sofrem de algum problema na respiração, pois ele não espalha poeira pela casa como os ventiladores.

Leia também: O que gasta mais, ventilador ou ar-condicionado?

As desvantagens que cada um apresenta

Quanto ao ventilador, a maior desvantagem é a sua capacidade limitada de refrescar um ambiente. Já o climatizador é ser um “meio termo”, não é nem a opção mais barata nem a mais cara, assim como não é a mais potente, nem menos.

Enfim, durante a leitura deste artigo você teve acesso a informações importantes que ajudaram a esclarecer sua dúvida quanto o que é melhor ventilador ou climatizador.

Portanto, leve nossas dicas em consideração e opte por uma solução adequada ao seu orçamento e que apresente um bom custo-benefício.

Gostou deste conteúdo? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas como esta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *